[ad_1]
O Brasil conta com um alto número de inadimplentes devido à alta taxa de desemprego no país e também por conta da crise econômica, o que faz com que os brasileiros acabem não dando conta de pagar todas as suas contas financeiras.
De acordo com o Serasa Experian, alguns dados de janeiro deste ano evidenciam que a inadimplência voltou a crescer no país, contando com um aumento de mais de 600 mil pessoas. Atualmente, o Brasil possui cerca de 70,09 milhões de pessoas com o nome negativado.
O Serasa e o SPC são os responsáveis por registrar esses números e as instituições financeiras semper os consultar antes de conceder alguma espécie de crédito para os consumidores, mas o que muita gente não sabe é qual a diferença entre as duas instituições. Portanto, confira a seguir qual a diferença entre o SPC e a Serasa.
Entenda o SPC!
Apesar de muitas pessoas acreditarem que as duas instituições são a mesma coisa, existe diferença entre o SPC e a Serasa. Diversas pessoas acabam se confundindo e pensam que os dois órgãos de proteção de crédito são exatamente o mesmo. Contudo, consistem em duas entidades distintas.
As instituições contam com suas particularidades e também possuem algumas semelhanças entre si. O SPC consiste em um banco de dados que faz parte da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e conta com dados do comércio de diversas partes do país.
O Serasa, por sua vez, é uma empresa do setor privado que possui informações sobre os consumidores brasileiros e também promove outros serviços para que os consumidores possam obter uma melhoria financeira.
Além disso, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi fundado em 1955 e é utilizado até os dias de hoje, sendo criado por diferentes associações comerciais. Atualmente, é possível consultar os dados de mais de 180 milhões e pessoas.
Sendo assim, o SPC possui como principal objetivo reunir o banco de dados sobre diversas informações de caráter pessoal que se referem aos consumidores brasileiros que possuem dívidas em atraso. A partir dessas informações, o órgão realiza a venda dos dados para lojistas e bancos, para que esses possam estar por dentro da situação de crédito dos seus clientes.
Saiba mais sobre o Serasa!
Já o Serasa, que também é um banco de dados, foi criado a partir de uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP). O objetivo do órgão é equivalente ao SPC, entretanto, existe uma diferença entre a fonte de dados utilizada.
Isso poruqe o Serasa utiliza como fonte os bancos e as demais instituições financeiras. Assim, a empresa retira as informações dos clientes que estão ali armazenados.
Diante disso, o Serasa vai informar as dívidas negativas, títulos protestados e os cheques que não têm fundos e ações judiciais. Além disso, as pessoas físicas podem consultar o seu CPF de forma gratuita.