Na hora de escolher um nome para um novo membro da família, muitas pessoas podem se preocupar com o significado daquele nome, já que desejam que ele tenha alguma significação positiva. Além disso, o fator social também pode determinar quais serão os nomes mais populares. É comum meninos que, de tempos em tempos, os nomes mais comuns dados a meninas e e no Brasil mudem.
Por exemplo, ao ver que um famoso deu um determinado nome ao seu filho, muitas pessoas podem optar por dar um nome igual. Uma das características que se pode notar nos últimos anos, com relação à escolha de nome dos filhos, se trata da opção por nomes mais curtos e simples. Dessa maneira, muitos pais estão registrando os filhos com nomes que, antigamente, eram apelidos. Veja mais a seguir.
Apelidos que viraram nomes
Os apelidos se tratam de um modo mais carinhoso para chamar uma pessoa, e são usados entre pessoas que normalmente possuíam algum laço afetivo mais forte. Por exemplo, dentro da família ou no ciclo de amigos mais próximos. No entanto, muitos pais podem estar optando por darem apelidos como nomes próprios por serem mais fáceis de memorizar e de pronunciar.
De acordo com o levantamento divulgado, dentre os apelidos que viraram nomes, estão as opções abaixo:
- Leo: abreviação do nome Leonardo, o qual pode possuir relações com força e coragem
- Bel: essa forma pode ser uma abreviação de diversos nomes, tais como Belinda, Isabela ou Isabel, cuja significação expressa algo relacionado à beleza
- Theo: abreviação do nome Theodoro, cujo significado expressa “dádiva divina”
- Liz: apelido associado ao nome Elizabeth, que costuma estar associado a significações religiosas
- Guto: abreviação relacionada ao nome Augusto, que pode estar atrelado ao significado de “venerável”
- Manu: abreviação que pode estar relacionada tanto ao nome Manuela quanto a Manuel, e que quer dizer “o comunicador”
- Chico: abreviação de Francisco, que pode significar “homem livre”
- Malu: apelido que pode estar relacionado também a mais de um nome, como Maria e Lúcia ou Maria e Luíza. O significado costuma ser atrelado a “elegância”.
Veja também: Signos que não conseguem terminar um relacionamento de verdade: veja se você está na lista
Quais foram os mais populares em 2022?
Todos os anos, uma lista contendo os nomes de recém-nascidos mais populares é divulgada pelo BabyCenter Brasil. Em 2022, os nomes mais populares foram Miguel e Helena, levando em consideração o nascimento de quase 300 mil crianças no ano passado.
Além disso, conforme a publicação, Miguel encontra-se na lista dos mais populares há mais de uma década. Outros nomes populares para meninos foram Bernardo, Heitor, Arthur, Gabriel, Davi, Théo, Noah e Gael.
Por outro lado, já com relação ao nome para meninas, os mais populares ano passado foram Alice, Maria Alice, Laura, Cecília, Isabella, Manuela, Maitê e Sophia. Um dos maiores destaques com relação aos nomes femininos está Rebeca, que conseguiu escalar 13 posições.