Mais um caso envolvendo violência policial em São Paulo veio à tona. Desta vez, militares foram flagrados imobilizando de forma violenta um jovem de 21 anos no último domingo (1º), em Santos, no litoral paulista.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, PMs apertam o pescoço do jovem. Testemunhas gritam para que a ação pare. “Vai matar o moleque”, disse uma.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os agentes faziam patrulhamento na região quando suspeitaram de um homem em um carro. O rapaz não obedeceu a ordem de parada e fugiu. Os moradores, no entanto, afirmaram que ele atendeu ao pedido e parou o veículo.
Ainda de acordo com a pasta, o motorista só parou após bater o carro contra uma criança, que não foi identificada. Ele teria resistido à abordagem, o que iniciou a confusão.
O rapaz, segundo a SSP, não tinha permissão para dirigir. Ele foi detido junto a um morador de 49 anos que estava no meio do tumulto. Ambos foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberados em seguida.
O carro que ele dirigia foi apreendido. A ocorrência foi registrada como resistência, dirigir sem permissão ou habilitação e localização/apreensão de veículo na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos. O caso é investigado pela Polícia Civil.