Diante disso, o Bahia Informa 24 Horas elaborou para você uma lista de produtos que, de acordo com profissionais da área, representam graves ameaças aos cabelos. Não deixe de conferir! Vai que você encontre aquele alimento que adora, mas que esconde um grande perigo para seu visual.
1. Laticínios
Laticínios são prejudiciais para o crescimento do cabelo, pois causam um aumento na produção de gordura. Podem surgir placas epidérmicas na superfície do couro cabeludo. E quando acumuladas, essas placas reduzem o folículo piloso, deixando o cabelo mais fino e retardando seu crescimento.
Especialistas recomendam consumir laticínios com moderação, sobretudo o leite pasteurizado.
2. Peixe
Os peixes e frutos do mar oferecem uma ampla gama de oligoelementos importantes para o corpo humano. Porém, eles podem conter também mercúrio, que provoca queda de cabelo. A cavala, por exemplo, e alguns tipos de atum e peixe-espada contêm mais mercúrio que outros. Por isso, evite a ingestão em grandes quantidades. O ideal é preferir peixes de tamanho menor.
3. Bebidas gaseificadas
As bebidas gaseificadas estão entre os produtos com maior nível de acidez. O consumo frequente desses produtos prejudica a nutrição do couro cabeludo e do cabelo, acelerando a queda dos fios. É melhor substituir refrigerantes por sucos verdes, que entram no grupo dos alimentos alcalinos. Eles estimulam a normalização do equilíbrio do pH celular, levando ao fortalecimento e estimulando o crescimento das madeixas.
Sucos de cenoura, aipo, couve-flor, pepino e beterraba estão entre os mais saudáveis.
4. Produtos de alto índice glicêmico
Alimentos com alto índice glicêmico, como o pão branco, a pipoca, os cereais processados, o chocolate e os doces podem reduzir a sensibilidade à insulina, o que provoca um excesso de açúcar no sangue. Segundo diversos estudos, isso pode levar à calvície precoce nos homens.
Para evitar que o cabelo fique mais frágil, prefira alimentos de baixo índice glicêmico: pão integral, arroz, trigo sarraceno e hortaliças.
5. Produtos ricos em vitamina A
Gemas de ovo, manteiga, fígado e vários tipos de queijo possuem a maior quantidade de vitamina A benéfica. Contudo, seu consumo em excesso pode deixar o cabelo mais fino. Por isso, especialistas orientam que é preciso ter cuidado com o uso de vários suplementos alimentares e cosméticos com vitamina A, caso sua dieta já garanta a ingestão correta dessa substância.
6. Alimentos ricos em selênio
Esse oligoelemento contribui para o funcionamento correto do sistema imunológico, ativando funções de proteção do organismo. Entre os alimentos ricos em selênio estão: castanha-do-pará, cogumelos Boletus, shimeji-preto, toucinho de porco, alho, pistache e coco. A dose diária recomendada de selênio para adultos é de 55 microgramas para mulheres e 70 microgramas para homens. Porém, o excesso da substância pode provocar queda de cabelo.
Por esse motivo, é preciso ficar atento e não exagerar no consumo de alimentos e suplementos ricos em selênio.
7. Alimentos fritos e oleosos
Consumir alimentos fritos e gordurosos pode provocar a obstrução das artérias e levar ao aumento na produção de oleosidade. Por sua vez, isso provoca uma diminuição no tamanho dos folículos pilosos, piorando o fluxo sanguíneo e bloqueando os poros do couro cabeludo. Sem falar que aumenta o nível do hormônio di-hidrotestosterona, associado à queda de cabelo. Profissionais consideram que é preciso prestar atenção aos alimentos consumidos em vez de tentar resolver o problema no couro cabeludo apenas com a ajuda de shampoos.
Esse tipo de alimentos “perigosos” também inclui produtos com óleo hidrogenado: batatas fritas, sucrilhos, produtos processados, produtos para untar, maionese, ketchup e similares.