O segredo da saúde capilar e das unhas têm relação direta com a queratina, uma proteína sintetizada presente principalmente nessas áreas do corpo. De acordo com os profissionais da Taeq, você pode aumentar a quantidade dessa substância no organismo com produtos de beleza ou através da alimentação. Afinal, para que ocorra a síntese dessa proteína é preciso que sejam consumidos nutrientes específicos.
Para te ajudar a ter cabelos e unhas mais fote, o portal Taeq preparou uma lista de nutrientes que devem constar sempre na sua dieta. Confira:
1- Enxofre: é um mineral muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, porque entre os seus diversos benefícios ele ajuda a produzir queratina, colaborando para o bem-estar os fios e das unhas. As ligações de enxofre que permitem que a proteína seja mais resistente.
Outra vantagem é que o enxofre auxilia na sintetização de colágeno, que é essencial para dar mais firmeza à pele e evitar o envelhecimento precoce.
Alguns alimentos ricos em enxofre – vegetais crucíferos, lentilha, feijão, carnes, nozes, laticínios (leite, queijo e creme de leite) ovo.
2- Vitamina B7, mais conhecida como biotina: essa vitamina atua na metabolização dos aminoácidos que formam a queratina, então consequentemente ajuda a aumentar sua quantidade no nosso corpo.
Alguns alimentos ricos em biotina – amendoim, avelã, ovo cozido, castanha-de-caju, cogumelos cozidos, pão integral, carne de porco, abacate, oleaginosas e banana.
3- Proteína: proteína ajuda na produção de proteína? De certa forma sim, pois elas oferecem os aminoácidos necessários para fazer a síntese proteica, o que inclui, claro, a queratina. Lembrando que não adianta colocar muita carne no seu cardápio diário, porque o excesso também é prejudicial para o organismo.
Alguns alimentos ricos em proteínas: carne, frango, peixe, atum, salmão, iogurte, camarões, canguejo cozido e ovo.
4- Vitamina A: essa vitamina está relacionada a sua capacidade de restaurar a hidratação dos fios, ela forma um filme que reveste as camadas dos fios capilares permitindo desta forma que ocorra uma maior retenção da umidade. A vitamina A também tem ação antioxidante, que combate o envelhecimento precoce das madeixas, promovendo um aspecto mais saudável aos cabelos e colaborando para o seu crescimento.
Alguns alimentos ricos em vitamina A – cenoura, fígado, batata doce, manga, espinafre, pimentão e damasco.
O que acontece quando falta queratina?
O uso de química, chapinha, secador e até agentes naturais (sol e poluição) provocam a abertura das escamas dos cabelos, deixando a camada interna exposta, o que provoca perda de água, nutrientes e também de queratina. O resultado são fios quebradiços, sem brilho e sem elasticidade.
Fonte: SempreMulher