Economizar energia elétrica costuma estar entre as metas domésticas para economia financeira, principalmente nos dias atuais em que a bandeira da conta de energia oscila entre amarela e vermelha. Além disso, ter consciência sobre a necessidade de diminuir o consumo tem reflexos positivos também no meio ambiente. Abaixo listamos uma série de estratégias que interferem diretamente na fatura de energia elétrica:

Iluminação

Sempre que um cômodo estiver desocupado, certifique-se de que as lâmpadas estão apagadas.

Priorize pintar tetos e paredes internas com cores claras. Essa estratégia é muito eficiente para refletir e espalhar a luz para o cômodo todo, muitas vezes sem precisar acender uma lâmpada.

Durante o dia aproveite para deixar janelas e cortinas abertas, para aproveitar a luz solar. Instalar mesas de leitura e de trabalho próximas às janelas também é bem estratégico.

Quem tem lustres e globos transparentes em casa precisa estar atento e deixá-los sempre limpos, assim é possível aproveitar por completo a potência das lâmpadas.

A troca das lâmpadas convencionais pelas de LED ajuda a diminuir ainda mais a conta da luz. Além de ecologicamente corretas, as lâmpadas de LED duram mais, produzem a mesma quantidade de luz e economizam muito mais energia.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Os filtros do ar-condicionado devem ser higienizados periodicamente.

A função termostato do ar-condicionado deve ser utilizada para regular a temperatura, evitando a sobrecarga do aparelho.

Espere acumular roupa para utilizar a máquina de lavar, pois ela está entre os eletrodomésticos que mais consomem energia.

Umidificadores eletrônicos podem ser substituídos por pano úmido pendurado ou uma bacia com água.

Embora a opção stand-by consuma menos energia do que o aparelho ligado por completo, mesmo assim pode levar a um gasto mensal de até 12%. Portanto, desligue os eletrônicos e eletrodomésticos.

O fogão pode interferir no consumo de energia da geladeira. Então organize a cozinha de modo que eles não fiquem perto um do outro.

Confira se a borracha de vedação da geladeira está em bom estado de uso. Troque sempre que for necessário.

A geladeira possui regulagem que pode ser alterada conforme as estações. Ajuste o termostato para inverno ou verão, isso pode reduzir o consumo de energia.

Trabalho em equipe

Se mais pessoas residem no mesmo local que você, dissemine essas práticas. Aplicando cada um desses cuidados é possível ver diferença significativa na conta de energia elétrica e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente.