[ad_1]
Alguns trabalhadores do país já podem sacar até 1320 reais por meio da conta poupança social digital do Caixa Tem. Assim sendo, o dinheiro se refere ao pagamento atrasado do PIS/PASEP. Em tese, o pagamento deste abono começou em 15 de fevereiro, tendo previsão de seguir até 28 de dezembro.
Além disso, o número de trabalhadores contemplados está na volta dos 23 milhões para este ano. Entretanto, o Dataprev fez um reprocessamento dos dados ultimamente. Assim, constatou-se que quase 3 milhões de trabalhadores possuem direito a ter o abono. Dessa forma, eles poderão entrar nos pagamentos, e aqueles que já poderiam ter recebido os valores confirmados os pagamentos atrasados de até 1320 reais.
Costumeiramente, a Caixa vai fazer os pagamentos para trabalhadores do setor privado inscritos no PIS. De outro lado, os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil, que paga o PASEP.
Direto ao abono retroativo
Os trabalhadores que esperam o pagamento atrasado são aqueles aptos a receber o PIS e o PASEP. Isso tudo devido ao reprocessamento que o Dataprev fez dos dados. Dessa maneira, os trabalhadores precisam constatar o direito ao abono no ano referente, neste caso, 2022.
Assim sendo, veja a seguir as regras que tornam os trabalhadores elegíveis para o abono:
- inscrição no programa do PIS e PASEP há cinco anos, pelo menos;
- ter atuado com carteira assinada por 30 dias consecutivos ou não em 2022;
- ter recebido até dois voos mínimos em 2022; e
- conter seus dados trabalhistas devidamente corrigidos na Rais.
Assim, é fundamental ficar atento ao prazo de inscrição no programa. O período de cinco anos dá o direito ao trabalhador de receber os seus primeiros valores, ainda que atenda aos demais requisitos antes do prazo.
Veja também: CAIXA e BB pagam a partir de AMANHÃ (17/05) novo lote do PIS/Pasep
valores
O valor que o trabalhador vai receber com o programa varia conforme o número de meses que ele trabalhou em 2022, que é o ano de referência neste caso. Desse modo, quanto menos tempo o cidadão trabalhou, menores serão os valores a receber.
Veja, portanto, como funciona o cronograma para os pagamentos:
1 mês trabalhado = 109 reais;
2 meses trabalhados = 217 reais;
3 meses = 326 reais;
4 meses = 434 reais;
5 meses = 543 reais;
6 meses = 651 reais;
7 meses = 760 reais;
8 meses = 868 reais;
9 meses = 977 reais;
10 meses = 1085 reais;
11 meses = 1194 reais; e
12 meses trabalhados = 1320 reais.
Logo, os pagamentos para o PIS e o PASEP são feitos de maneira diferente para os trabalhadores brasileiros do setor privado e para os servidores públicos. Assim, o PIS é pago conforme o mês em que o trabalhador nasceu; já o PASEP é pago conforme o número final de inscrição
Saiba mais: PIS de R$ 1,3 MIL para quem trabalhou registrado em 2022: confira aa tabela de PAGAMENTO
Conclusão
Portanto, se você tem direito ao recebimento dos pagamentos retroativos, fique atento aos detalhes desta matéria e corra para garantir o direito a uma extra. Além disso, exija-se alguns requisitos para que você tenha acesso aos valores. Ainda assim, é necessário sempre acompanhar as notícias a respeito dos seus direitos para não perder a garantia de nenhum valor. Assim como o FGTS, o PIS e o PASEP são mais alguns dos direitos que o trabalhador de carteira assinada pode ter acesso.
Veja também: PIS/Pasep com aumento é pago HOJE (16/05); veja quem recebe
[ad_2]
Uol