Um tweet publicado pela cantora sertaneja Marília Mendonça em maio de 2020 apareceu nas redes sociais nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, após a morte da artista, causada por um acidente de avião. Na ocasião, Marília compartilhou detalhes de um sonho em que teria uma cachoeira ou algo parecido em cena, semelhante ao local onde a aeronave caiu nas proximidades da cachoeira da Piedade, em Caratinga, no Estado de Minas Gerais. Você pode entender melhor com o vídeo o final do artigo.
“Gente, mas eu sonhei com água, queda d’água, cachoeira, rio a noite toda que Deus deu”, publicou Marília em 2020. Existem muitas especulações de seguidores, o CENARIUM conversou com pessoas ligadas à espiritualidade para tentar entender os misticismos e premonições que podem vir dos sonhos.
Na leitura do líder espiritual Ronald Cigano, que desde 2013 se dedica a questões relacionadas ao tema, há muita confusão quando o assunto é interpretação de sonhos. “O sonho dela envolve cachoeira e é um ponto de força. Sempre que se sonha com água limpa cristalina é necessário ir até as águas para se energizar, pois vamos acumulando negatividade, ela deveria ter entrado em contato com essa parte da natureza para se energizar e renovar a força”, conta Cigano.
Apesar de não considerá-lo um sonho premonitório, Ronald alerta que na esfera energética e espiritual, é importante não deixar que as energias negativas se acumulem. “Sempre que tiver oportunidade, aconselho fazer essa limpeza e renovar a energia e queda d’água proporciona isso. Caso contrário, deixar acumular a chance de um acidente qualquer é maior. Deus dá uma estrela a cada um, basta saber cuidar”, comenta.
Renascimento
O guia espiritual Francisco Oliveira explica que embora os sonhos tenham significados de advertência, no caso de Marília, como considerou Ronald Cigano, dificilmente seriam um presságio. “No caso dela que sonhou com água não remete ao fim, mas um novo nascimento. Levando para o lado do cristianismo, simboliza um momento que em você morre para o mundo e nasce para Deus. Para outras religiões também simboliza o renascimento”, diz Junior Oliveira.
“É muito superficial interpretar o que ela compartilhou ali no Twitter. Existe uns elementos que precisam ser levados em conta. Não é possível interpretar um sonho sem conhecer seu histórico e simbologia que aquilo tem para você”, explica o guia espiritual.
Premonição
Tanto Cigano quanto Oliveira afirmam que a premonição faz parte da mediunidade – o dom de perceber ações, situações ou coisas sobrenaturais -. Eles ressaltam que, independentemente da religião, todos estão conectados por um campo de energia. De acordo com os guias espirituais, a parte sensorial que conecta os ouvidos, olhos e papilas gustativas pode interagir com a chamada precognição ou clarividência onírica – até mesmo com a pessoa acordada.
“Isso é bem delicado, geralmente são mensagens importantes que devem ser avaliadas com atenção. Mas há casos que a pessoa nem precisa sonhar, ela acordada vê a imagem de coisas acontecendo e com isso pode até mesmo evitar tragédias”, complementa Oliveira.
Para o neurocientista e chefe do laboratório do sono do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, os sonhos podem sim prever o futuro. No livro “O oráculo da noite — A história e a ciência do sonho”, lançado pela Companhia das Letras em 2019, o estudioso defende a tese de que “os sonhos evoluíram nos mamíferos 200 milhões de anos atrás como um oráculo biológico probabilístico”.
Redes sociais e teorias
Nas redes sociais, além de mensagens de condolências pela morte da artista. O debate sobre o sonho compartilhado por Marília há mais de um ano tem suscitado diversas opiniões dos internautas. “Pessoal não vai perder a chance de vir aqui dizer que foi premonição”, comentou um seguidor. “Nem sempre sonhos são apenas sonhos, um dia vocês entenderam”, escreveu outra internauta.
Teorias
Após o anúncio da morte da cantora Marília Mendonça, várias teorias da conspiração surgiram. Devido a algumas coincidências correlacionadas ao último clipe lançado pelo país, com a participação da dupla Maiara e Maraisa – ambas amigas pessoais de Mendonça – no dia 15 de outubro.
O vídeo conta a história de três mulheres que fogem da polícia. “Esqueça-me Se For Capaz” é o nome do novo single lançado pelo trio. E, por isso, os fãs relacionaram o título da obra com a dificuldade de superar o falecimento da cantora.
Marília desde pequena devido a falta de condições financeira, teve que “trabalhar” para auxiliar na renda familiar, sempre muito guerreira, e filha dedicada ajudava sua mãe, que havia sido traída pelo padrasto e o mesmo saído de casa.