O cantor Gusttavo Lima, de  35 anos, recebeu a ordem de prisão na segunda-feira (23), depois de ser acusado de ajudar alvos da Operação Integration, ação que investiga jogos ilegais e lavagem de dinheiro, a fugirem do Brasil. Com isso, a Policia Federal solicitou que o nome do sertanejo fosse incluído na difusão vermelha da Interpol. Ele já havia sido incluído no Sistema de Tráfego Internacional.

A difusão vermelha nada mais é do que o sistema que é usado para que a ordem de prisão de pessoas que se encontram no exterior seja publicizada e para que os países que integram a Interpol possam cumprir o mandado em caso de deslocamento dos alvos.

Para que uma pessoa possa fazer parte da lista na categoria difusão vermelha, é preciso que exista um mandado de prisão vigente seja por uma investigação em andamento ou por causa  de uma condenação. Em 2023, foram emitidos mais de 12 mil desses mandados ao redor do mundo.

O nome do artista já estava no Sistema  de Tráfego Internacional (STI), quando a pessoa pode ser detida ao passar por qualquer ponto de migração no Brasil, seja em aeroportos, portos marítimos ou fronteiras terrestres.