[ad_1]

A Uber surgiu nos Estados Unidos (EUA) na década de 2010. Alguns anos depois, a plataforma chegou ao Brasil e fez um enorme sucesso. De um lado, oferece um serviço de transporte privativo mais em conta e mais prático do que o Táxi. Por outro lado, possibilita que a população ganhe um dinheiro extra ou mesmo uma fonte de renda principal até.

Por essa razão, a plataforma fez sucesso no país e no mundo todo. Porém, com o passar do tempo, cirurgiam novos problemas. Um deles é sobre o valor repassado aos motoristas da Uber, que são considerados pequenos. Muitos profissionais reclamam de uma grande quantidade de horas trabalhadas, mas recebem pouco. Por essa razão, o aplicativo anunciou um valor extra para os motoristas. Continue lendo esta matéria para entender mais sobre o bônus.

UBER-pode-garantir
Uber anuncia pagamento extra aos motoristas – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda como vai funcionar o valor extra da Uber

Antes de mais nada é importante deixar claro que o Governo Federal está regulamentando o setor. Depois de anos desde que o Uber chegou ao Brasil, é a primeira vez que as autoridades tentam criar uma regulamentação. A ideia é proteger os motoristas e trabalhadores de aplicativos, com uma remuneração maior e mais garantias – como a previdência, por exemplo.

Então, o Uber passou a adotar uma renda extra para os motoristas em junho. De acordo com a plataforma, os parceiros da marca foram ouvidos. Muitos motoristas solicitam um valor extra para quando o motorista espera pelo passageiro. Então, a partir de agora, se um cliente demorar mais do que dois minutos em uma parada, a plataforma vai cobrar um valor extra, que será repassado ao motorista.

Vale destacar que o valor pelo tempo de espera vai variar de acordo com a cidade, região, bairro, distância da corrida, número de passageiros e o tempo que o motorista ficou esperando. Outro ponto importante da mudança foram as novas taxas solicitadas pelos motoristas – que ainda não entraram em vigor.

Na verdade, essas taxas não são reivindicadas apenas pelos motoristas da Uber e sim pelos trabalhadores de um aplicativo de uma forma geral. A categoria defende um adicional de 50 centavos para cada passageiro. Além do mais, defenda um valor mínimo para as corridas realizadas em supermercados. Vale destacar que os valores extras podem variar conforme a categoria de carro escolhida pelo cliente.

Por fim, o último ponto da regulamentação é a prevenção dos motoristas e entregadores de aplicativos. Ainda não há informações de como a categoria será colocada na Segurança Social.

Mudanças podem encarecer corridas

Vale destacar que tais mudanças podem encarecer as corridas da Uber. A taxa extra será cobrada por cada parada que o cliente adicionar. Portanto, a empresa recomenda que quando o cliente desejar adicionar um destino no meio da corrida, será necessário solicitar que o próprio inclua as novas paradas. Dessa forma, os motoristas garantem que buscam o valor extra em caso de demoras.