Após divulgação de ao menos sete casos de Covid-19 na TV Bahia, afiliada da TV Globo, no estado, a emissora enviou um informativo aos seus colaboradores para tranquiliza-los. O documento, ao qual o BNews teve acesso, confirma que há registros de pessoas com novo coronavírus, mas não detalha a quantidade.

“Algumas notícias externas mencionaram casos de Covid-19 em nossa empresa. Gostaríamos de esclarecer que, embora tenha havido registros, a quantidade de colaboradores que testaram positivo ainda não foi confirmada. Estamos monitorando a situação de perto e reforçando todas as medidas de segurança e prevenção”, diz o comunicado.

Ainda para seus colaboradores, a emissora ressaltou que a Covid-19 já não costuma ser tão grave. “Uma doença mais controlada, especialmente graças às vacinas e aos tratamentos disponíveis, o que torna a maior parte dos casos menos graves. No entanto, pessoas com comorbidades ainda requerem maior atenção, e é importante que todos mantenham os cuidados diários para minimizar a transmissão”. Vale ressaltar que uma gestante já teria sido afastada das suas funções na TV Bahia.

Por fim, o texto relembra os cuidados que devem ser tomados para que o vírus não se espalhe, a importância da vacinação, e ainda o que fazer se testar positivo para a doença: “Siga o protocolo do Ministério da Saúde: o período de isolamento é de cinco dias, contados a partir do primeiro dia de sintomas. No 5º dia de isolamento, é necessário realizar um novo teste. Se o resultado for negativo, você pode retornar às suas atividades habituais. Se o resultado for positivo, mantenha o isolamento por mais 2 dias, completando 7 dias. Após o 7º dia, se estiver sem sintomas e febre, a isolamento pode ser encerrado sem necessidade de um novo teste”.

A empresa salienta que se algum funcionário teve contato com alguém que testou positivo ou teve os sintomas da Covid-19, deve seguir os passos acima e informar “ a sua liderança”. “Contamos com a colaboração de todos para manter um ambiente seguro e saudável para cada um de nós”, finaliza o documento assinado pelo setor de Segurança no Trabalho da emissora.