TRUQUE para ganhar desconto na conta de luz todos os meses

[ad_1]

Podemos afirmar com toda a certeza que existem no nosso país vários programas que possuem como foco a população mais vulnerável do Brasil. Essas iniciativas de cunho social são idealizadas pelo governo federal brasileiro e atendem a milhões de cidadãos brasileiros todos os meses. Em sua maioria, os programas sociais do governo federal operam por meio de auxílios financeiros.

Entretanto, ainda não há no Brasil outros tipos de ajudas governativas que cidadãos independentes podem conseguir. Sendo assim, então, é possível que esses cidadãos possam obter alguns produtos de graça ou descontos em suas despesas. Veja como isso é possível.

TRUQUE para ganhar desconto na conta de luz todos os meses
Veja como obter o desconto por meio desse programa. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo dá desconto na conta de luz?

Um dos principais critérios para que um cidadão brasileiro possa participar de qualquer iniciativa social do governo federal, é ter os deus dados pessoais presentes no Cadastro Único. Para quem ainda não conhece, o Cadastro Único (CadÚnico) é uma espécie de banco de dados do governo que armazena as informações dos cidadãos da baixa renda do nosso país.

Desse modo, os cidadãos que querem participar de programas como o Bolsa Família, por exemplo, devem esperar ter os dados no dia no Cadastro Único. Mas, como mencionamos anteriormente, não existem apenas programas sociais governamentais que fornecem auxílio financeiro.

Algumas medidas podem fornecer acesso a meios de comunicação. Existe no Brasil, a título de exemplo, o Siga Antenado. Essa iniciativa por sua vez, tem como propósito fornecer kits de antena digital para lares carentes brasileiros.

E como estabelecemos de maneira semelhante, famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica também podem ter descontos em algumas despesas específicas. É justamente esse o caso da cobrança de energia que ocorre no país. Todas as famílias que o governo federal comprovadamente considerado como sendo de baixa renda, têm direito a receber descontos em suas contas de luz.

Veja também: Saiba como funciona a ‘COBRANÇA DUPLA’ na conta de luz; é necessário pagar mais?

Veja como é possível conseguir o desconto

Sem sombra de dúvidas, a conta de luz é uma das despesas que mais dá dor de cabeça para o povo brasileiro. Além da cobrança comum do consumo, as bandeiras fazem com que os valores da tarifa variem bastante.

Sendo assim, o governo federal brasileiro possui o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). E é por meio desse programa social que cidadãos brasileiros estrangeiros podem conseguir ganhos expressivos na conta de luz.

A Tarifa Social de Energia Elétrica funciona de forma que quanto menor for o consumo, maior é o desconto. Ou seja, a TSEE recompensa os seus beneficiários quando esses praticam a economia dentro de casa. Quem consome até 30 KWh de energia ganha 60% de desconto. Quem consome entre 31 e 100 KWh, consegue 40% de desconto na tarifa. Já quem consome entre 101 e 220 KWh, terá apenas 10% de desconto.

Para quem tem interesse em conseguir fazer parte dessa iniciativa, é necessário receber cumprir com os requisitos da TSEE. De antemão, o primeiro passo é ter os dados no Cadastro Único.

Além disso, o máximo de renda familiar mensal permitido para beneficiários é de R$ 3,9 mil, desde que parte dessa venha de algum auxílio governamental. Também podem participar lares pertencentes a povos indígenas ou quilombolas. Para se inscrever, basta visitar a unidade CRAS mais próxima de você.

Veja também: Aprenda a ECONOMIZAR na conta de luz através DESTA lista

[ad_2]

Uol