Na madrugada desta sexta-feira, traficantes de diversos bairros de Salvador realizaram uma queima de fogos em homenagem ao aniversário de Anderson Souza de Jesus, mais conhecido como “Buel”, “Cris” ou “Esquerdinha”. Diversos vídeos circularam nas redes sociais mostrando o espetáculo de fogos, que se estendeu por diferentes regiões da cidade.

“Buel”, que figura como o atual ‘Rei de Copas’ do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), é um dos criminosos mais procurados do estado. Ele é acusado de tráfico de drogas, associação para o tráfico e mandante de inúmeros homicídios. Segundo investigações do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), “Buel” também é apontado como o principal fornecedor de armas para uma organização criminosa que atua em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).

De acordo com fontes policiais, a celebração teria sido organizada por aliados de “Buel” para reafirmar o controle do traficante sobre áreas da capital baiana, onde domina a venda de entorpecentes. Mesmo foragido, suspeita-se que ele esteja escondido no Rio de Janeiro, de onde continua a coordenar as atividades criminosas..

A queima de fogos gerou reações de revolta e preocupação entre os moradores, que convivem diariamente com o domínio do tráfico. Para as autoridades, o episódio é mais uma demonstração de poder das facções criminosas, que agem sem temor, desafiando o controle estatal.