O pastor Miguel Oliveira, de apenas 14 anos, chocou a internet após revelar que deixou de ser surdo e mudo aos 3 anos de idade graças a uma intervenção divina. Segundo o adolescente, ele nasceu sem os tímpanos e sem as cordas vocais. A declaração foi feita durante uma participação no Bambam Podcast.

Miguel também contou que, após começar a ouvir e falar, passou a cantar louvores mesmo sem nunca ter escutado uma música antes. Segundo ele, foi Deus quem plantou os cânticos em sua mente.

No entanto, a história não convenceu muita gente na internet. Muitos usuários questionaram a veracidade do relato, especialmente depois que o próprio Miguel afirmou ter perdido os laudos médicos que comprovariam sua condição ao nascer.

O que diz a medicina?

Do ponto de vista médico, para que uma pessoa ouça sem tímpanos, seria necessário o uso de uma prótese auditiva. Já indivíduos sem cordas vocais só conseguem se comunicar por meio de técnicas alternativas, como a fala esofágica.

Além disso, Miguel afirmou que sua surdez só foi identificada 15 dias após o nascimento. No entanto, a Triagem Auditiva Neonatal — o chamado “teste da orelhinha” — é obrigatória em recém-nascidos e deve ser realizada em até 48 horas após o parto. O resultado geralmente é disponibilizado em cerca de uma hora.

Quem é Miguel Oliveira?

Com apenas 14 anos e mais de 1,7 milhão de seguidores no Instagram, Miguel Oliveira ficou conhecido na internet por seus vídeos pregando com postura semelhante à de pastores veteranos. Seus cultos são marcados por teatralidade, falas emotivas, muitos gestos e até incorporações típicas da igreja evangélica.

Apesar das críticas e desconfiança nas redes sociais, Miguel recebeu apoio de várias celebridades do meio religioso e digital, como Pablo Marçal, André Valadão, entre outros.