[ad_1]
O TikTok, que antes era conhecido como Musical.ly, é um aplicativo de mídia que tem como objetivo criar e compartilhar vídeos curtos. O aplicativo foi lançado pela primeira vez na China em setembro de 2016 através da empresa de tecnologia chinesa ByteDance.
Um ano após o seu lançamento, em novembro de 2017, o TikTok comprou o Musica.ly e se tornou líder em vídeos curtos na Ásia, nos Estados Unidos e também em outras partes do mundo. Já em outubro de 2018, o aplicativo se tornou o mais baixado nos Estados Unidos.
A partir disso, o TikTok se tornou uma febre e é um dos aplicativos mais usados em todo o mundo. No entanto, o aplicativo foi restrito em mais de 30 países. Portanto, confira a seguir se a restrição poderá chegar ao Brasil.
TikTok é restrito em mais de 30 países
O TikTok é um dos aplicativos mais usados em todo o mundo e conta com um conteúdo ameno, com vídeos curtos, danças virais e diversos memes. Recentemente, a plataforma vem enfrentando uma série de restrições em relação ao seu funcionamento em diversos países.
Dessa forma, na última terça-feira (7), alguns parlamentares norte-americanos adotaram um projeto de lei que está sendo apoiado pela Casa Branca e tem como objetivo banir o aplicativo do país. A administração federal dos Estados Unidos já teve seu uso restrito no final de fevereiro, assim como ocorreu na Europa e no Canadá. No total, 32 países impõem alguma espécie de delimitação em relação ao uso do TikTok.
Atualmente, a rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias, o que supera o número da marca do segundo semestre do ano passado. No entanto, o aplicativo sofre restrições devido a sua segurança digital. De acordo com um parlamentar europeu a proteção de dados e o acesso a informações por terceiros é bastante facilitada na rede social, o que gera preocupação.
O principal recebimento desses parlamentares se encontra na origem do TikTok, isso porque ele pertence à empresa chinesa ByteDance e alguns dos governos do ocidente acreditam que a empresa seja utilizada por autoridades chinesas para coletar informações de outros lugares do mundo. Já outra tese acredita que o aplicativo espalhe narrativas a favor da China e também informações falsas.
O próximo país a restringir o TikTok deve ser os Estados Unidos, que já realizou a restrição para os parlamentares. Em relação ao Brasil, ainda não ocorreu nenhum anúncio a respeito da possível restrição.
Confira também: Brasileiros poderão VENDER vídeos através do TikTok? Veja como vai funcionar o novo recurso de MONETIZAÇÃO
Em quais países o TikTok teve seu uso restrito?
Alguns países ao redor do mundo já conseguiram a restrição do TikTok por motivos de segurança. Os países em questão são os seguintes:
- Afeganistão;
- Bangladesh;
- Canadá;
- Estados Unidos;
- Europa;
- irã;
- Taiwan.
Além disso, um estudo feito por uma empresa californiana de segurança revelou que o TikTok consegue ter acesso às mesmas informações que o Facebook ou o Twitter, por exemplo.
Saiba mais: Nova forma de ganhar dinheiro através do TikTok: confira a novidade!
[ad_2]
Uol