Uma policial militar reagiu a uma suposta tentativa de assalto, no início da manhã de quinta-feira (24), e matou um homem de 29 anos com um tiro no peito, em frente a um ponto de ônibus na Praia Grande, no litoral de São Paulo. O acusado, identificado como Raphael Pupo Ranulpho, é filho de um tenente aposentado da corporação, que soube da morte através de um grupo no WhatsApp.

De acordo com a soldado Amanda Karolina de Sales Santos, ela seguia para o trabalho quando foi abordada pelo suspeito, que teria dito que ela “perdeu”, levando a mão à cintura. Raphael estava acompanhado de outro homem, cada qual guiando uma bicicleta.

A PM reagiu e efetuou alguns disparos. O susposto comparsa do filho do tenente se assustou e fugiu. Já Raphael, de acordo com ela, levantou as mãos e teria afirmado “perdi”.

O susposto ladrão chegou a encostar a bicicleta e pediu socorro para a policial, mas caiu no chão. Ele foi atingido por ao menos um tiro, na região do tórax.

Segundo informações do Metrópoles, o pai de Raphael descobriu sobre a morte do filho após receber mensagens em um grupo de colegas de farda no WhatsApp, no qual foram compartilhadas informações e imagens de uma ocorrência em que um suspeito havia sido morto.

Rapahel já havia cumprido pena por roubo — extinta em março deste ano. O caso foi registrado como morte em decorrência de intervenção policial. A Corregedoria da PM seria acionada para acompanhar o caso.