O Ministério da Saúde fará monitoramento à distância da saúde da população pelo telefone. Os brasileiros irão receber uma ligação perguntando sobre sintomas, doenças pré-existente e pessoas na área de risco.
Mas, atenção: essas ligações serão feitas apenas pelo número 136. Se o identificador de chamadas mostrar um número diferente desse, há grande chance de ser uma tentativa de golpe.
“Fizemos um algoritmo que faz disparo de ligações para 125 milhões de brasileiros. Esses disparos estão ligados em um grande data center, que irá nos ajudar a antecipar o nome das pessoas, onde elas estão, se são grupo de risco, com quem convivem. Vamos disparar as ligações, então não se espantem se o seu telefone tocar. É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem”, explicou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
Essa ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência.