O tempo chuvoso aumentou em Salvador nesta quarta-feira (5) e a Defesa Civil (Codesal) divulgou um alerta para chuvas moderadas e fortes, com risco de alagamento e deslizamento de terra. A região do Subúrbio de Salvador é a mais atingida pela chuva.
Ao longo do dia de hoje, a Codesal registrou 15 deslizamentos de terra, 24 ameaças de desabamento, 3 ameaças de desabamento de muro, 15 ameaças de deslizamento e três casos de árvores na iminência de cair. Três avaliações de área foram feitas, além de 7 avaliações de imóvel alagado. Em caso de emergência, deve-se acionar a Codesal pelo 199.
Nas últimas 12h, o bairro que mais chuveu em Salvador foi Coutos, com 578 mm no acumulado de chuvas, seguido por Nova Constituinte, Paripe e Periperi, todos no Subúrbio Ferroviário. Em um recorte mais atualizado, da última 1h, considerando boletim divulgado por volta das 17h, aparece na ponta o bairro de Castelo Branco, seguido por Cajazeiras VII e Paripe.
Em todo mês, Nova Constituinte, Coutos e Periperi também são os bairros com mais registro de precipitação.
A previsão para o dia de hoje continua com possibilidade de chuva a qualquer momento, com chances de 90% de chuvas fracas a moderadas. Para a quinta e a sexta (6 e 7), a previsão é de céu nublado e parcialmente nublado com chances até 60% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.
A Codesal segue em plantão 24 horas para atender às ocorrências da chuva