[ad_1]
Mais uma nave de carga Dragon, da SpaceX, está a caminho da ISS. A empresa de Elon Musk lançou sua 27ª missão deste tipo contratada pela NASA nesta terça-feira (14), enviando uma cápsula robótica para o alto da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
Se tudo ocorrer como o esperado, a Drago, chega na ISS na quinta-feira (16) pela manhã. A chegada será transmitida pela NASA.
Leia mais:
A missão recém-lançada foi a terceira para esta cápsula Dragon em particular e a sétima para o primeiro estágio do foguete Falcon 9, que a colocou em órbita.
Esse propulsor provavelmente voará novamente: ele pousou de forma precisa no navio drone da SpaceX, A Shortfall of Gravitas, cerca de sete minutos e 45 segundos após a decolagem na terça-feira (14). O pouso foi histórico para a empresa e para os voos espaciais, em geral.
Na indústria historicamente dominada pelos homens, as operações de recuperação de hoje estão sendo gerenciadas pela equipe feminina. Na verdade, acreditamos que seja a primeira tripulação exclusivamente feminina para qualquer tipo de operação como esta e, se não for a primeira, então estamos em ótima companhia.
Zachary Luppen, engenheiro da SpaceX, durante o webcast de lançamento da missão
Essa tripulação é responsável por operar os navios de recuperação e levar o Falcon 9 com segurança de volta à costa, explicou Luppen.
A Dragon está transportando equipamentos de caminhada espacial, hardware de veículos e outros suprimentos, bem como cerca de 60 novos experimentos científicos.
Entre os equipamentos científicos, estão as duas últimas pesquisas para Tissue Chips in Space, projeto executado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e pelo Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional.
“Ambos os estudos, Cardinal Heart 2.0 e Engineered Heart Tissues-2, usam pequenos dispositivos contendo células vivas que imitam funções de tecidos e órgãos humanos para avançar no desenvolvimento de tratamento para disfunção cardíaca”, escreveram funcionários da NASA em post de 9 de março .
Outra carga útil científica em direção à ISS é o HUNCH Ball Clamp Monopod, construído por estudantes do ensino médio da área de Houston. O monopé pode facilitar a filmagem no espaço, disseram funcionários da agência.
A Dragon também está carregando comida, incluindo algumas guloseimas raras para astronautas acostumados a comer alimentos preservados em caixa ou sacola.
“As tripulações pediram algumas frutas frescas e queijos refrigerados”, disse Phil Dempsey, gerente de integração de transporte do Programa da Estação Espacial Internacional da NASA, durante coletiva de imprensa de pré-lançamento na segunda-feira (13). “Portanto, a bordo estão maçãs, mirtilos, toranjas, laranjas [e] tomates-cereja, além de alguns queijos diferentes.”
O Dragon de carga se juntará a um de seus primos de transporte de tripulação na ISS na quinta-feira (16).
O Crew Dragon Endeavour chegou ao laboratório orbital em 3 de março, entregando os quatro astronautas da missão Crew-6 da SpaceX para a NASA. No sábado (11), os quatro astronautas da Crew-5 da SpaceX perderam a ISS, indo para casa a bordo do Crew Dragon Endurance.
Com informações de Space.com
Imagem destacada: Reprodução/NASA TV
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
[ad_2]