Em julho a Coteminas, empresa brasileira do ramo têxtil a produção, começará sua produção de peças de roupa que serão vendidas pela empresa chinesa de e-commerce Shein. As peças, que serão produzidas na unidade da empresa em Macaíba, no Rio Grande do Norte, também contará com apoio de oficinas de costura espalhadas pelo estado.

“Estaremos começando agora em no mês de julho a produção de peças do vestuário para o mercado doméstico nacional, brasileiro, e para toda a região através do Rio Grande do Norte (…) Vamos começar principal por jeans, produtos de brim em geral e malhas de algodão”, disse o diretor-presidente da Coteminas, Josué Gomes, que também é presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), durante o anúncio oficial, feito após reunião com o presidente Lula, a governadora do RN Fátima Bezerra e o representante da Shein, Marcelo Claure, em um encontro que aconteceu no Palácio do Planalto.

 

Essa parceria surge a partir de um acordo firmado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de trazer parte da produção da Shein para o Brasil. Segundo Claure, que é chefe da e-commerce para a América Latina, “faz parte de um processo de trocar a fabricação da Shein na China trazer essa fabricação para o Brasil”.

De acordo com o G1, a parceria com a Shein ocorrerá em diferentes estados. “São produtos da Shein made in Brasil para o Brasil. Nosso plano é ter duas mil fábricas e não só fabricar para o Brasil, mas o Brasil ser uma parte importante para exportar na América Latina”, disse o representante.

A Shein, que já anunciou que irá investir R$ 750 milhões no Brasil para estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país, deu início a parceria com o país após o governo brasileiro demonstrar interesse em tarifar compras de produtos vendidos por plataformas de comércio chinesas.

Atualmente, a Shein possui algumas marcas brasileiras que comercializam seus produtos na plataforma via marketplace, um sistema que permite que empresários se cadastrem e vendam. Além da Coteminas, a e-commerce também fechou parceria com a Santanense.