A informação acerca da implementação da cor branca em semáforos, que teve início na cidade de Madrid, na Espanha, despertou curiosidade de inúmeros motoristas, principalmente querendo saber sobre quando a novidade passaria a ser utilizada nas ruas das cidades brasileiras.

Destinada aos carros autônomos, a ideia surgiu de um estudo da Universidade da Carolina do Norte. A função da quarta cor é controlar o tráfego de carros autônomos, permitindo uma comunicação e regulação entre eles.

Segundo pesquisadores, quando um grande número de carros autônomos se acumular na estrada, a luz branca acenderá para que eles regulem a circulação no cruzamento, tornando o trânsito mais fluido.

Em entrevista, transmitido na rádio CBN, o diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-BA), Rodrigo Pimentel, comentou sobre a implementação da mudança no Brasil.

“Estamos atentos! Evolve uma normatização nacional. Estamos formatando um curso para vistoriadores porque muda totalmente a questão do risco de choque e carros autônomos, […] a gente precisa começar avançar nessa pesquisa porque nós estamos bem atrás da Europa”, disse Pimentel.

O diretor disse ainda que não deverá demorar muito para a novidade chegar no território brasileiro: “Lá na Europa já é uma realidade, existem pesquisas avançadas como a questão da luz branca no semáforo para poder sinalizar a questão do carro autônomo e isso em breve chegará no Brasil e nós precisaremos estar preparados”.