[ad_1]

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), consiste em um instrumento de coleta de dados e informações que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda ao redor do Brasil, para que possam ser incluídas em programas de assistência social e de distribuição de renda.

O programa foi criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em outubro de 2001. Desde então, o cadastramento das famílias ocorre por meio dos municípios e os cadastros devem ser processados ​​por meio do Agente Operador do Cadastro Único, que é a Caixa Econômica Federal .

As famílias que estão cadastradas no CadÚnico devem ficar atentas pois existem que elas são excluídas do programa em breve. Portanto, confira a seguir o que pode ser feito para não perder o seu benefício.

Os Inscritos no Cadastro Único devem estar atentos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Alerta para quem faz parte do Cadastro Único

Diversos beneficiários do Bolsa Família estão sendo convocados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para que realizem a atualização do seu cadastro. O procedimento deve ser feito devido ao pente-fino do Cadastro Único para Programas Sociais.

O objetivo do pente-fino é retirar da folha de pagamento do programa de transferência de renda do governo as famílias que não cumprem mais os requisitos necessários para receber o benefício e, por isso, estão recebendo os valores de forma irregular.

Segundo informado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, cerca de 12 mil brasileiros serão convocados para a análise cadastral no Cras neste primeiro momento.

Sendo assim, as pessoas que não compareceram ao agendamento poderão ser bloqueadas do Bolsa Família e não vão mais receber o pagamento realizado pelo governo federal brasileiro.

Ainda de acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em março foram excluídos do programa cerca de 1.479.915 famílias do programa. A partir deste corte, o Bolsa Família conta com R$ 471 milhões livres que devem ser utilizados para contemplar as novas famílias beneficiárias.

Até o momento, foi informado que o procedimento referente ao pente-fino deve prosseguir até dezembro deste ano. Diante disso, ainda devem ocorrer muitas exclusões.

As famílias que estão sendo excluídas são as que se enquadram nos seguintes casos:

  • Por volta de 1 milhão de cadastrados foram excluídos por inconsistência nos requisitos do Bolsa Família, como a renda per capita superior ao limite estabelecido;
  • Outras 393,5 mil famílias foram retiradas do programa por não cumprirem as regras do cadastro unipessoal;
  • Outros 4,1 mil saíram do programa de forma voluntária.

Confira também: Bloqueios do Bolsa Família gerados filas na frente do CadÚnico: entenda o que está controlado!

Calendário do Bolsa Família de abril

  • Final do NIS 1: pagamento no dia 14 de abril;
  • Final do NIS 2: pagamento no dia 17 de abril;
  • Final do NIS 3: pagamento no dia 18 de abril;
  • Final do NIS 4: pagamento no dia 19 de abril;
  • Final do NIS 5: pagamento no dia 20 de abril;
  • Final do NIS 6: pagamento no dia 24 de abril;
  • Final do NIS 7: pagamento no dia 25 de abril;
  • Final do NIS 8: pagamento no dia 26 de abril;
  • Final do NIS 9: pagamento no dia 27 de abril;
  • Final do NIS 0: pagamento no dia 28 de abril.