A mensagem falsa completa diz: “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. Consulte agora.” Em seguida oferece um link que menciona a palavra “registrato” e termina com “E/?/Consultar”.
Se você clicar em um link existente num whatsapp categorizado como phishing, você infectará sua dispositivo automaticamente com um vírus que pode ter informações as suas contas e informações pessoas.
A palavra “registrato” remete ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central. O Fato ou Fake enviou uma cópia da mensagem à assessoria do Banco Central, que respondeu por e-mail que o “material citado não é do BC”.
Além disso, uma pesquisa do link sugerido pela mensagem falsa na plataforma PSafe revela que o endereço é perigoso e não deve ser acessado. Veja abaixo o aviso gerado pela plataform após a inserção do link sugerido pela mensagem falsa:
Explicação
O Banco Central de fato criou um sistema para clientes consultarem valores a receber de bancos e instituições financeiras. O serviço pode ser acessado a partir da aba “Valores a Receber” no sistema Registrato, por meio do site do Banco Central. Mas, diante da grande procura, o site ficou fora do ar um dia após a instituição disponibilizar o novo sistema. A consulta de dinheiro “esquecido” em bancos só voltará a ficar disponível dia 14 de janeiro, de acordo com a previsão do BC.