StarLink: saiba TUDO sobre a rede de INTERNET de Elon Musk e descubra se vale a pena contratar

[ad_1]

O StarLink foi desenvolvido pela SpaceX e promete oferecer uma internet mais eficiente do mundo por meio de satélites. Vale destacar que seu criador é Elon Musk e ele visa oferecer internet banda larga de alta potência aos seus usuários.

A promessa do empresário é abranger a internet até mesmo para as regiões mais remotas. A proposta é ambiciosa e planeja projetar cerca de 12 mil satélites no espaço. Para entender como vai funcionar esse serviço basta continuar a leitura.

StarLink: saiba TUDO sobre a rede de INTERNET de Elon Musk e descubra se vale a pena contratar
StarLink é o novo modelo de internet de Elon Musk. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

StarLink: como funciona

O serviço de internet criado por Elon Musk, fundador da SpaceX, tem desenvolvido um tipo de internet super rápida e abrangente via satélite. A novidade usa tecnologias que garantem uma redução de custos para os usuários e alcançam áreas menos favorecidas também.

Cada satélite da StarLink terá quatro antenas de alto desempenho. Eles são de forma combinada e os sinais são transmitidos rapidamente, acolhendo os custos.

Milhares de satélites estarão posicionados em órbita para formar uma ampla rede de alta capacidade, atingindo regiões onde muitas operadoras atuais de telecomunicação não alcançam.

Os satélites da internet têm formato de painel plano e pesam 260kg quando estão em baixas altitudes, a cerca de 550km. Sendo assim, será possível se desintegrar na atmosfera mais rápido quando entrarem em desuso.

A estrutura também contém um único painel solar para alimentar o aparelho. Dessa forma, facilita o funcionamento dos satélites no que se refere ao consumo de energia.

Veja também: Veja como acessar a internet de forma GRATUITA em 2023

Internet via satélite vale a pena?

Estamos sempre conectados, por isso ficar sem internet é impossível nos dias de hoje. Mas mesmo assim, ainda existem áreas rurais e pequenos vilarejos que a internet não alcança.

Por isso, uma internet via satélite tem grande importância para levar o sinal a esses lugares mais remotos. Sendo assim, essa é a intenção da StarLink levando mais velocidade e alcançando todas as áreas possíveis.

A maioria das pessoas usa a internet por meio de operadoras que oferecem banda larga terrestre, sendo que é esse jogo que Musk quer virar. Uma vez que as pessoas precisam saber se internet por satélite vale a pena.

Musk promete oferecer internet de longo alcance com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 mil milissegundos. Visto que os satélites têm sistemas inteligentes de funcionamento.

Dessa forma, as operações têm custos menores e os satélites podem ser adquiridos por um amplo número de usuários. Pessoas físicas e empresas poderão ter grandes benefícios com os serviços da StarLink.

Mas uma pergunta é: a internet por satélite já está funcionando? A SpaceX recebeu autorização para lançar seus satélites em 2018. Em 2022, os satélites chegaram a 32 países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Brasil.

A previsão é que até agosto de 2022 eles cheguem em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A expectativa é que em até 2025 cerca de 40 milhões de usuários façam uso da banda larga com a nova tecnologia da StarLink. Porém, o serviço não é tão barato.

Os valores diferem conforme a região em que o usuário mora. Por exemplo, em uma simulação feita para a cidade de São Paulo a mensalidade ficou em R$ 530, fora o preço do kit de instalação e frete.

Quer calcular os valores para a sua cidade? Basta acessar o site oficial em: https://www.starlink.com/ e faça uma consulta.

Saiba mais: Faça isto e deixe sua INTERNET 3 vezes mais RÁPIDA: truque simples

[ad_2]

Uol