[ad_1]
Os dados da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano já foram divulgados pela Receita Federal. Com isso, os brasileiros e brasileiras que forem realizar uma declaração já podem ficar atentos às possíveis datas que irão receber uma restituição, desde que tenham direito.
É importante destacar que quem for obrigado a declarar o imposto neste ano que não deixe de cumprir com esta obrigação. Isso porque quem não fizer uma declaração devidamente pode enfrentar problemas futuros com a Receita Federal sem mesmo saber quais são as consequências.
Dinheiro da restituição do IR sofre algum reajuste?
Antes de falar sobre o reajuste da restituição do Imposto de Renda, é importante destacar que o prazo da declaração já foi aberto, mais precisamente no dia 15 de março. Este prazo segue aberto até o dia 31 de maio. Esses dados foram determinados pela Receita Federal.
Para fazer a declaração é importante fazer o download do programa e realizar o preenchimento dos dados corretamente. O programa pode ser baixado por meio do seguinte link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf. Tanto o contribuinte pode declarar sozinho como pode fazê-lo com a ajuda de um profissional, como é o caso do contador.
Agora sim, falando do reajuste, o dinheiro da restituição é reajustado sim e segue a taxa Selic, que atualmente está na faixa de 13,75% por ano. De acordo com especialistas, se o contribuinte tiver a chance de deixar o dinheiro rendendo, é a melhor opção do que deve ser feito. Isso porque poucos serão os investimentos que vão pagar o que a restituição do Imposto de Renda reajustada paga ao seu contribuinte.
Da mesma forma, os especialistas indicam que a melhor opção para o contribuinte é não deixar uma declaração para a última hora. Isso porque o índice de erros é ainda maior quando se deixa para fazer de última hora. Ao fazer este procedimento antes, o declarante deixa um tempo para corrigir possíveis erros que tenha cometido no momento da declaração.
Datas da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2023
Como foi colocado no início deste artigo, as datas para o pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023 já foram derrotados. Como de costume, os pagamentos serão feitos diretamente na conta dos declarantes de acordo com os lotes, que vai do número um ao número cinco.
No primeiro lote, os saques estarão disponíveis a partir do dia 31 de maio; o segundo a partir de 30 de junho; enquanto o terceiro ficará disponível já a partir de 31 de julho. O quarto e o quinto lote serão disponibilizados nos dias 31 de agosto e 29 de setembro, respectivamente.
É por este motivo que o declarante deve informar os dados da conta bancária para receber o dinheiro da restituição, caso tenha direito.
Com informações Pronatec