Diversos estabelecimentos do Brasil oferecem a opção de colocar o número do CPF na nota fiscal. Contudo, você conhece as vantagens disso ou para que serve? Entenda neste post.
Primeiramente, é importante saber que o CPF na nota trata-se de uma medida elaborada pelos governos estaduais com o objetivo de controlar os impostos sobre o ICMS, evitar a sonegação fiscal e dificultar a circulação de notas frias.
Na prática, isso quer dizer que quando o cliente pede para inserir o dado na nota fiscal, o lojista é obrigado a pagar um imposto por gerar a nota. Quando isso não acontece, o estabelecimento que estiver mal intencionado pode não emitir o documento e não pagar o imposto devidamente.
Dessa forma, saiba que, ao inserir o CPF na nota, você na verdade está ajudando o estado a recolher impostos que muitas vezes são sonegados.
Recompensas por colocar o CPF na nota fiscal
Neste sentido, há diversos benefícios para quem coloca o CPF na nota fiscal e combate a sonegação de impostos junto ao estado. Confira a seguir.
Resgate de valores
Alguns estados trabalham com programas de pontos, que podem ser acumulados conforme você for pedindo para adicionar o CPF na nota. Assim, com o passar do tempo, os pontos podem ser resgatados e utilizados para recarga de celular, ingressos de shows e em alguns casos até mesmo saque em dinheiro.
Participação em sorteios
Ao pedir para usar o CPF na nota fiscal, você pode participar de sorteios que podem ultrapassar R$ 1 milhão.
Descontos
Outra vantagem dos cidadãos que participam do programa é que alguns estados oferecem desconto de IPVA para aqueles que colocam o CPF na nota, enquanto outros estados dão descontos também no IPTU.
Doação
Por fim, também é possível usar o saldo por ter contribuído com o programa para ajudar diversas ONGs e instituições sociais.
Todavia, vale ressaltar que é preciso verificar na Secretaria de Fazenda do seu estado para confirmar a possibilidade de realizar doações.