A cantora Preta Gil, de 50 anos, teve o estado de saúde atualizado. Ela está estável após passar por uma cirurgia para a retirada de tumores. Segundo o boletim divulgado na tarde deste sábado, 21, pelo Hospital Sírio-Libanês, a artista, que está em tratamento contra o câncer, permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde deve ficar por mais alguns dias.
A operação pela qual a cantora passou começou na manhã de quinta, 18, e só terminou na madrugada de sexta-feira, 20. Preta Gil “deverá permanecer internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos dias, como planejado”, conforme o comunicado.
A cantora está sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar composta por renomados especialistas, entre eles os médicos Roberto Kalil Filho, Roberta Saretta, Fernanda Caparelli e Frederico Teixeira.
Mais cedo, Malu Barbosa, amiga de Preta, também deixou um recado otimista aos seguidores sobre a situação da cantora. “Por aqui tudo bem. Tudo como programado. Obrigada pelas mensagens e pela energia positiva. Preta é muito forte”, disse Malu em uma publicação no Instagram.
Preta Gil deu entrada na unidade de saúde na última quarta-feira, 18. “Aqui estou eu, mais uma vez diante de uma cirurgia muito grande – mas minha fé, minha vontade de viver, é maior que tudo”, disse a artista, no Instagram.
O procedimento foi marcado após a equipe médica identificar que a quimioterapia não foi tão eficaz quanto esperava. Após a descoberta da ineficácia do tratamento, ela foi aconselhada a procurar uma especialista no seu caso, motivo pelo qual viajou até Nova York (EUA).
Em agosto, a cantora revelou que “o câncer voltou” por meio de vídeo publicado nas redes sociais. Na ocasião, ela disse que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Ela realizou sessões de radioterapia, quimioterapia e tratamento cirúrgico. Além disso, ela também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.
No ano passado, durante o quinto ciclo de quimioterapia, ela apresentou um quadro de sepse e chegou a ficar internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A sepse é uma resposta desregulada do organismo a uma infecção pré-existente.
Filha de Gilberto Gil anunciou fim do tratamento, em dezembro de 2023, após uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão de ileostomia.
A Tarde