Durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou uma importante conquista para a categoria de enfermagem, através do seguinte discurso: “A companheira Nísia Trindade, ministra da Saúde, tomou a decisão. Ela vai pagar o piso salarial e o atrasado desde maio, mais o 13º, para que a gente aprenda a valorizar o ser humano nesse país”.
Lula ressaltou, durante o evento, realizado na quarta-feira (05), a importância da valorização do trabalho “por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem cuida da gente é o pessoal da enfermagem. E esse trabalho não pode ser considerado menor. É preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida”, arrematou.
Complementando a declaração do presidente, a ministra Nísia Trindade assegurou que o Governo Federal está trabalhando para implementar o piso salarial no setor público. “Vamos garantir as nove parcelas previstas para 2023. O nosso governo respeita os poderes da República, tanto o Legislativo quanto o Judiciário. O presidente acompanha todas essas decisões juntamente com o Ministério”, garantiu.