A Polícia Civil deflagrou a Operação Proteger Fase 1, nesta quarta-feira (15), com o objetivo de combater facções criminosas em Salvador. Nas primeiras horas do dia, viaturas saíram do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Itapuã, e seguiram para os bairros de Tancredo Neves e Pernambués.

A ação é coordenada pela Delegacia de Narcóticos (Denarc). As investigações que culminaram na ação contaram com meses de monitoramento e análise de informações, permitindo identificar os suspeitos e suas atividades ilícitas.

Ao todo, 27 mandados foram expedidos, sendo 25 de busca e apreensão e apenas dois de prisão. A ação faz parte de uma estratégia para combater crimes de tráfico de drogas e homicídios nas regiões, além de coletar provas. Esta fase inaugura as ações de 2025, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, quando a operação foi realizada em oito fases diferentes.

Nos últimos dias, o bairro de Tancredo Neves foi palco de intensos confrontos entre facções que brigam pela disputa do tráfico de drogas, gerando grande temor nas comunidades locais. Durante as trocas de tiros com a polícia, na fuga, os suspeitos invadiam as casas de moradores e faziam pessoas reféns, incluindo familiares.

Com um efetivo de 120 policiais, a ação tática conta com o apoio dos Departamentos de Polícia Metropolitana (DEPOM), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE).

Em atualização