Não é segredo para ninguém que, infelizmente, uma das profissões mais essenciais para a nossa sociedade é também uma das mais desvalorizadas. Não há profissional no mercado de trabalho que não tive o auxílio de um professor durante a sua vida. Seja no nível básico, fundamental, ou superior, os professores são os pilares que sustentam a nossa civilização e têm sido desse jeito por muitos e muitos anos.
Sendo uma profissão tão importante e fundamental, seria de se esperar que as nossas autoridades pagassem valores dignos para esses profissionais. Entretanto, o piso salarial injusto para os professores já é uma batalha antiga no nosso país. Mas, parece que lentamente as mudanças já começam a ocorrer para que essa questão melhore. Entenda melhor a situação.
Novo piso salarial para professores do estado
Como estabelecemos anteriormente, a questão dos injustos para profissionais da educação já é uma pauta bastante prestativa no nosso país. Os valores injustos dos respeitos, assim como as horas cansativas de trabalho e situações estressantes de desrespeito em sala de aula, só funcionam para que esses profissionais se sintam desgastados e desvalorizados.
Não é incomum, por exemplo, que profissionais da educação saiam às ruas brasileiras protestando por melhores condições de trabalho. Principalmente se tratando das grandes capitais do Brasil, a luta por resguardos justos é constante. Em São Paulo, por exemplo, ocupações e protestos na rede pública de educação acontecem de maneira até que frequente.
Entretanto, para que os dias incansáveis de luta dos professores da rede pública possam começar a abrandarem. Recentemente, o Governo de São Paulo anunciou que haverá sim um reajuste no piso salarial pago aos profissionais educacionais.
Uma excelente notícia, com certeza, deve ter animado bastante os professores que já estão nessa luta há tanto tempo. Os novos valores já tiveram aprovação e o pagamento efetivo deve se iniciar em breve.
Confira detalhes a respeito do novo piso salarial
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi o responsável por bater o martelo a respeito do novo piso salarial para os professores do estado. Com esta espécie de reforma na educação, todos os professores da rede pública de São Paulo devem se beneficiar.
Vale notar, ainda, que com o novo piso salarial ainda serão pagos para estes profissionais pagamentos retroativos. Sendo assim, durante a última semana deste mês de março, valores retroativos referentes ao mês de janeiro serão pagos aos professores.
De acordo com o novo decreto aprovado por Tarcísio de Freitas, mais de 100.000 mil professores da rede de ensino paulista devem receber os novos valores. Com a ordem, o piso salarial para estes educadores passa a ser agora de R$4.420,55. Com base nos salários que eram pagos anteriormente, houve um aumento de cerca de 15% na quantia.
Esta excelente notícia vem logo após o governo do Piauí anunciar que também adotaria um novo piso salarial para os professores do estado. Ações com essas certamente alcançaram uma enorme diferença para os profissionais e, talvez, marquem o início de uma nova era na educação do país.