[ad_1]
O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício destinado aos brasileiros que trabalham sob o regime de contratação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Na realidade, trata-se do abono salarial que é pago todos os anos. Na prática, a categoria recebe uma espécie de décimo quarto salário. O valor depende da quantidade de meses trabalhados durante o ano-base – ano em que a pessoa exerceu atividade.
Vale destacar que além do PIS, os brasileiros podem receber o Pasep (Programa de Formação Patrimonial do Servidor Público). Neste caso, como o próprio nome já diz, é um benefício destinado aos funcionários públicos. Embora tenha a mesma regra, a forma de consulta é diferente. Continue lendo esta matéria para saber como os trabalhadores CLT e servidores públicos podem consultar o abono salarial pelo seu CPF.
Afinal, quais são as regras do abono salarial PIS?
Antes de mais nada, é importante deixar claro que as regras do abono salarial do PIS e do PASEP são as mesmas. Conforme já mencionado, o que muda é o modo de consulta e quem paga o benefício. No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento é feito por meio da Caixa Econômica Federal. Enquanto isso, os funcionários públicos recebem por meio do Banco do Brasil.
Afinal, como saber se posso sacar o abono salarial em 2023?
Muitas pessoas acreditam que basta ser trabalhador ou funcionário público para sacar o abono salarial. Não é bem assim. É necessário atender aos critérios de elegibilidade pelo Governo Federal. Confira abaixo.
- Em primeiro lugar, os brasileiros precisam estar acompanhados como CLT ou servidores por, ao menos, cinco anos. Este também é o prazo que eles devem estar inscritos no PIS ou no PASEP;
- Para receber o abono salarial é necessário ganhar até dois salários mínimos;
- Os beneficiários também precisam estar com todos os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
- Outro ponto é que deve ter atuado, ao menos, um mês (30 dias) durante o ano-base de 2021.
Vale destacar que o abono salarial era pago no ano seguinte ao ano-base. Contudo, a pandemia do Covid-19 atrasou o cronograma em um ano, já que o Governo precisou dos recursos do benefício. Então, quem atuou em 2021 está recebendo neste ano de 2023.
Veja também: Estes 4 grupos serão CONTEMPLADOS em julho pelo PIS/Pasep: consulte sua situação
Saiba como consultar o abono
Caso você seja trabalhador da iniciativa privada
Neste caso, é necessário fazer a consulta do PIS pelo Caixa Tem – a conta poupança virtual da Caixa. O aplicativo foi criado em 2020 para pagar o Auxílio Emergencial, mas continua a ser usado até hoje. Vale destacar que o beneficiário pode encontrar a ferramenta na Apple Store e Google Play Store. Para acessar a versão web, basta acessar este link: https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx.
Caso você seja servidor público
A consulta do seu Pasep é feita por meio de um app do Banco do Brasil. O BB Pasep também está disponível na Apple Store e Google Play Store. A versão física pode ser acessada por este link: https://www.bb.com.br/site/setor-publico/beneficios-sociais/pasep/.
Veja também: 4,2 milhões de brasileiros recebem o PIS/Pasep HOJE (17/07); veja como sacar
[ad_2]
Uol