O Amber Alert Brasil, que já estava funcionando em outros estados da Federação, chegou a Bahia, conforme informação da Polícia Civil, divulgada nesta segunda-feira (07). Com o instrumento, que é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a empresa de tecnologia social Meta, responsável pelo Facebook e pelo Instagram, será mais fácil divulgar os casos de desaparecidos no estado.

O caso escolhido para inaugurar a plataforma foi do menino Wendel Cerqueira Oliveiras Júnior, de 11 anos, que foi visto pela última vez no bairro da Barra, em Salvador. A ferramenta divulgou a foto da criança para os usuários dessas redes sociais que estão em um raio de aproximadamente 160 quilômetros do local onde ele foi visto pela última vez.

desaprecido


Ainda segundo a Polícia Civil, “a tecnologia permite a realização de alertas, contendo informações de crianças ou adolescentes desaparecidos e em situação de risco iminente de lesão corporal grave ou morte, ocorridos no prazo máximo de 72 horas”.

desaparecido

Quem solicita a divulgação do alerta é o próprio Ministério, atendendo uma demanda do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab) do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil. Para ser divulgado por meio dessa plataforma, o desaparecimento precisa já ter sido registrado em uma delegacia.