As eleições municipais, marcadas para 6 de outubro, prometem trazer para as urnas eletrônicas rostos bastante conhecidos dos eleitores. Na disputa por uma das 43 cadeiras da Câmara Municipal de Salvador (CMS), há nomes do pagodão baiano, do jornalismo e até figuras conhecidas nas redes sociais que decidiram entrar ou voltar à vida política. Veja quem são:
Os cantores de pagode A Dama (União Brasil), Oh Polêmico (DC), Reinaldo do Terra Samba (DC) e Igor Kannário (PSB) estão entre os candidatos.
Embora seja a primeira vez que A Dama e Oh Polêmico tentam uma vaga na Câmara Municipal, ambos já se envolveram em polêmicas durante campanhas políticas anteriores. Nas eleições de 2020, A Dama, intérprete do jingle da então candidata à prefeita de Salvador Major Denice Santiago (PT), gerou incômodo nos eleitores petistas ao comentar “meu prefeito” em uma publicação de Bruno Reis (União Brasil), que na época também era candidato à prefeitura. Já Oh Polêmico, conhecido pelo jingle “Samba do Jero” de Jerônimo Rodrigues (PT), declarou apoio a ACM Neto (União Brasil) nas eleições para o Governo da Bahia em 2022 e lançou o “Samba da Virada” pouco antes do pleito.
Igor Kannário, por sua vez, que já foi vereador em 2016 com mais de 11 mil votos, e deputado federal em 2018 com mais de 50 mil, tentará retornar à Câmara após não conseguir se reeleger para a Câmara dos Deputados em 2022.
Leo Kret do Brasil, ex-dançarina do grupo Saiddy Bamba, também vai tentar retornar ao cenário político. Léo Kret foi eleita vereadora de Salvador em 2008, pelo PR, com 12.860 votos, tornando-se a primeira transexual do Legislativo soteropolitano. Dessa vez, ela se lança pelo PDT, em busca de uma nova chance na Câmara de Salvador.
Entre os nomes da televisão, Jorge Araújo, conhecido repórter que já passou por emissoras como Record Bahia e Band Bahia, concorrerá pelo PP. Ele vem de uma campanha anterior à Câmara dos Deputados em 2022, onde obteve 32.780 votos e é suplente pelo partido. Outra figura da TV que entra na disputa é a ex-apresentadora da TV Bahia, Anna Valéria, também candidata pelo PP.
No campo das redes sociais, o youtuber Atan Uber vai tentar sua sorte como vereador pelo Podemos.
O Coronel Sturaro, reconhecido por sua atuação na Polícia Militar, é mais um nome que se junta ao PSDB na corrida eleitoral. Em 2023, ele assumiu a coordenação da Prefeitura-Bairro do Pelourinho. Entre os candidatos militares, também está Lázaro Alexandre, conhecido como ‘Tchaca Tchaca’, que tentará novamente uma cadeira na Câmara. Em 2020, pelo Patriotas, ele conquistou apenas 1.622 votos, mas está disposto a tentar novamente este ano.