Bombeiros fizeram por volta das 21h45 uma varredura no Hospital Badim, para chegar se ainda havia pacientes precisando ser retirados do interior da unidade, que foi atingida por um incêndio. Pelo menos uma pessoa morreu depois do início do incêndio, como informou a GloboNews.
Durante a varredura, bombeiros usavam lanternas para tentar localizar pacientes, já que a energia foi cortada durante o combate ao incêndio. A equipe médica permanecia na porta da unidade de saúde por volta das 21h50. Por volta das 22h05, começaram a ser ouvidos aplausos na frente do hospital, indicando que pacientes continuavam a ser retirados com vida.
O vice-governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou que os bombeiros iriam retirar oito pessoas durante a varredura: “Já saíram três pessoas que estavam entubadas e vão sair mais cinco agora. A informação do dos corpo de bombeiros é que 69 pessoas foram resgatadas pelas ambulâncias do estado [desde o início do resgate]”
“Ainda existem locais de visibilidade ruim. As equipes ainda estão lá dentro. Realmente o Corpo de Bombeiros está trabalhando duramente e não temos uma informação precisa”, acrescentou.
Hospital possui certificado, segundo os bombeiros
Os bombeiros emitiram um comunicado sobre sua atuação no resgate às vítimas no qual afirmaram que o Hospital Badim possui Certificado de Aprovação do CBMERJ.
“Cabe aos responsáveis legais pelas edificações a manutenção dos dispositivos de segurança contra incêndio e pânico aprovados em projeto”, acrescentou a corporação, no texto.
A evacuação de pacientes começou antes das 19h. Ao todo, 103 pessoas estavam internadas. Enfermeiros, médicos, bombeiros e moradores da região ajudaram a acomodar pacientes em colchões nas calçadas e em uma creche vizinha enquanto eles aguardavam transferência.
Pacientes são removidos após incêndio que atinge o Hospital Badim, na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã (zona norte do Rio), na noite desta quinta-feira (12). Os pacientes foram evacuados em macas para a rua e levados para outros hospitais da região. Equipes do Corpo de Bombeiros dos quartéis da Tijuca e de Vila Isabel (ambos bairros da zona norte) atuam no combate ao fogo. A energia caiu na região o que dificultou o processo. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Entre os pacientes transferidos estavam pessoas que estavam em dois Centros de Tratamento Intensivo do Badim.
Por volta das 20h15, bombeiros informaram que o fogo tinha sido controlado. Muitos pacientes, entre eles vários idosos, seguiam sendo transferidos ainda para outras unidades de saúde públicas e particulares. Um prédio anexo ao hospital, inaugurado em 2018, também era usado para atendimento.