A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Fumo Ilegal, em Salvador. Seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia, estão sendo cumpridos na capital baiana. Três investigados já foram presos.
A ação tem o objetivo de combater a associação criminosa voltada ao contrabando de cigarros provenientes do Paraguai, que são comercializados em Salvador e região.
Segundo as informações da PF, a operação iniciou com a prisão em flagrante de três investigados e a apreensão de 70 mil maços de cigarros importados, no ano de 2020. Com o avanço das investigações foi possível identificar outros envolvidos na associação criminosa especializada no contrabando de cigarros, que utilizava de um depósito de bebidas para ocultar os produtos contrabandeados.
A Polícia Federal informou também que alguns dos investigados possuem antecedentes criminais relativos ao crime de contrabando de cigarros. Os suspeitos envolvidos serão indiciados pelos crimes de associação criminosa e contrabando.
PF também cumpre mandados de busca e apreensão em Feira de Santana
A PF cumpre cinco mandados de busca e apreensão, além de mandados de bloqueio de valores em contas bancárias, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, nesta quinta-feira (5).
A ação faz parte da operação Rota Guarani, que tem objetivo de combater o contrabando de cigarros e medicamentos provenientes do Paraguai, que são comercializados em Feira e região.
De acordo com as informações divulgadas PF, a investigação é um desdobramento da Operação Rota Guarani, deflagrada em junho de 2023, onde foi possível identificar fornecedores responsáveis pelo contrabando de cigarros e medicamentos provenientes do Paraguai. Os produtos eram revendidos no município e em outras cidades próximas.
IBahia