Telefone celular com o logo do Banco Santander

[ad_1]

O Santander irá lançar uma versão digital do banco no México até março de 2024. Chamado de Openbank, a instituição financeira on-line já opera na Argentina e em alguns países europeus, o que significa que o projeto não incentivou do zero.

“Precisamos ‘tropicalizá-lo’ e adequá-lo ao mercado e à regulamentação mexicanos”, disse o chefe do Santander no México, Felipe Garcia, em entrevista à Reuters.

Leia mais!

O Santander é a maior instituição financeira da Espanha, sua sede, e a terceira maior no México. Segundo Garcia, o país sempre foi um mercado atraente para o credor digital porque tem um nível relativamente baixo de penetração bancária em comparação com outros países latino-americanos. Apesar do anúncio, no entanto, o CEO não revelou qual valor do investimento para a adaptação digital.

Imagem; obturador

O Openbank foi originalmente lançado há mais de 25 anos como um serviço de atendimento telefônico para clientes apenas da Espanha, mas, com o avanço da tecnologia, acabou se tornando um projeto de inovação, sendo um dos primeiros bancos do mundo a usar uma infraestrutura de TI baseada em nuvem, além de inteligência artificial e tecnologia de aprendizado de máquina para aumentar a segurança e proteção contra fraudes.

Atualmente, o serviço digital está disponível na Alemanha, Holanda, Portugal e Argentina, além da própria Espanha. Com o lançamento da plataforma com suporte também para iOS e Android, o Openbank já alcança mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo.

Santander, bancos digitais e Brasil

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander também é o terceiro maior banco privado do Sistema Financeiro Nacional do Brasil. Contudo, em 2022, o banco digital Nubank ultrapassou a instituição espanhola em número de clientes no Brasil — ela também “colou” no Banco do Brasil, que fica em quarto lugar no ranking do Grupo UBS.

A Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú seguem no pódio dos três primeiros lugares em número de clientes, mas o avanço e crescente catálogo de bancos digitais no mundo coloca em risco a posição das organizações tradicionais — que também estão, claro, se adaptando a versão on-line.

No Brasil, Inter, Nubank, C6, PicPay, Mercado Pago, Neon e Next são só algumas das principais opções de bancos digitais.

Olhar Digital