Morreu na última quarta-feira (31/07) William da Silva Lima, um dos fundadores da facção criminosa Comando Vermelho, a segunda maior do país. Conhecido como ‘Professor’, ele tinha 76 anos e sofreu um infarto em casa, no Rio de Janeiro. O criminoso cumpria pena em casa e era monitorado por tornozeleira eletrônica. As condenações de ‘Professor’ somavam 95 anos e seis meses de prisão por crimes como assaltos a banco, extorsão e sequestro.
A facção criminosa surgiu em 1979, no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, com o convívio entre presos comuns e políticos. Na Bahia, o grupo criminoso tem ligação com a facção Comando da Paz (CP) e sua principal base é no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador.
William da Silva Lima escreveu o livro 400 X 1 – Uma história do Comando Vermelho, relançado pela ANF Produções. Nessa obra, o autor conta como foi o surgimento do Comando Vermelho e conta com poemas entre um capítulo e outro, que ele escrevia quando estava no cárcere. O livro também virou filme pela Globo Filmes.