O número de mortos por conta das enchentes em Valência, no leste da Espanha, subiu para 72 pessoas. O desastre varreu carros, transformou ruas de vilarejos em rios, interrompeu linhas ferroviárias e rodovias. Veículos internacionais apontam que este é o pior desastre natural a atingir o país europeu na história recente.

Tempestades de chuva que começaram na terça-feira (29) e continuaram nesta quarta-feira (30), causando inundações em uma ampla faixa do sul e leste da Espanha, estendendo-se de Málaga a Valência.

Correntes de água lamacentas derrubaram veículos pelas ruas em alta velocidade, enquanto pedaços de madeira giravam na água ao lado de itens domésticos. A polícia e os serviços de resgate usaram helicópteros para retirar pessoas de suas casas e botes de borracha para alcançar motoristas presos nos tetos dos carros.

Os serviços de emergência na região leste de Valência confirmaram um número de mortes de 70 pessoas na quarta-feira. Outras duas vítimas foram relatadas na região vizinha de Castilla La Mancha.