Os cidadãos que solicitarem uma nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) podem ter um documento de cartão de plástico de policarbonato em mãos, semelhante aos cartões de crédito existentes. Esse procedimento foi organizado pelo Secretário-Geral da Presidência da República no dia 15 de agosto, por meio de sua publicação no Diário Oficial da União.
Neste caso, o problema será pago, no entanto, o valor ainda não foi determinado. Além disso, um cidadão que optar por um NIC de plástico não receberá o formulário de papel. Isso porque você precisará assinar um termo onde a nova opção RG traz a versão policarbonato.
Lançamento do Novo RG
A nova identidade ainda está em implantação no Brasil por meio de um projeto piloto. Apenas os estados do Acre, Paraná e Rio Grande do Sul já estão disponíveis. O Distrito Federal também está incluído no projeto piloto, mas a questão ainda não começou.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o novo modelo será impresso em Brasília em agosto, mas a partir da última sexta-feira, 19 anos isso ainda não aconteceu. A Delegacia de Polícia Técnica do Distrito Federal informou em nota que ainda não havia data marcada para ser implementada em Brasília.
Em outras unidades federativas, o prazo para o início das novas emissões de RG se estende até março de 2023. Deve-se notar que somente a partir desta data o formulário de documento no cartão de plástico deve estar disponível. Além disso, a versão desta versão dependerá da disponibilidade de cada estado.