A Netflix anunciou na última terça-feira, 18 de abril de 2023, que vai encerrar seu serviço de aluguel de DVDs pelo site da empresa. Mesmo não sendo conhecido no Brasil, este produto da companhia era exclusivo nos Estados Unidos.
Afinal, a empresa de conteúdo iniciou suas atividades com esse tipo de serviço, ainda que o grande diferencial do grupo tenha acontecido quando a empresa passou a trabalhar com serviços de streaming, ganhando fama global.
A Netflix confirmou o encerramento dessa atividade na divulgação de seu relatório fiscal. Ainda que pareça algo do “passado”, relatórios mais recentes apontam que o grupo possuía uma base de assinantes considerável nos últimos meses.
Netflix encerra seu serviço mais antigo
Criado em 1998, o serviço de aluguel de DVDs é o mais antigo da Netflix, com 25 anos de existência. Inclusive, em seu auge, a empresa teve mais de 16 milhões de assinantes simultâneos nos EUA. Ademais, foram cerca de 40 milhões de assinantes desde sua criação.
Contudo, quando comparado com o serviço de streaming, este número fica “pequeno”, pois a empresa tem uma base assinantes superior a 232 milhões atualmente, levando em conta sua atuação global.
Além disso, vale ressaltar que a Netflix oferece este serviço desde 2007, sendo que foi pioneira no Brasil, chegando em 2011. A companhia não detalhou os motivos que a fizeram encerrar sua frente de aluguel, mas a questão financeira está entre os fatores.