COMUNICADO para brasileiros que possuem CNH e estão com o nome sujo

O Governo Federal implementou neste ano diversas mudanças na lei para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), principalmente para os brasileiros entre 50 e 70 anos. Entre as maiores mudanças, está a alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira.

Todas as novas CNHs têm validade de 10 anos para pessoas com menos de 50 anos. Pessoas com idade até 70 anos têm uma CNH válida por cinco anos. Já os idosos com mais de 70 anos terão sua CNH válida por três anos.

Vale destacar que esses prazos podem ser modificados de acordo com a avaliação do médico examinador.

Os idosos habilitados precisam estar cientes das consequências de dirigir com a CNH vencida. Para renovar, é preciso: Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado; Fazer login usando seu CPF ou CNPJ e senha; Confirmar seus dados pessoais e seguir as instruções para solicitar a renovação da CNH.

Dirigir com a carteira fora do prazo de validade resulta em uma infração gravíssima segundo o Código Nacional de Trânsito (CNT). A ação pode resultar em uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação.

Por fim, os habilitados com 50 anos ganharam um desconto de 50% para a renovação do documento. Além disso, os idosos com mais de 70 anos receberam o direito a descontos de 30% para renovar o documento.

BNews