Identificado como o responsável pela logística de armas para o bonde de uma facção criminosa, Luís Fernando Umbelino dos Santos, conhecido como Tonelada, de 31 anos, morreu após troca de tiros com a polícia no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (31). O fato acontenceu no âmbito da Operação Rota Segura.

Tonelada organizava ataques contra viaturas policiais e coordenava ações violentas contra rivais. Apesar de estar em liberdade provisória e já ter passagens por tráfico de drogas e roubo, Tonelada foi localizado na localidade da Chapada do Rio Vermelho enquanto a polícia cumpria mandados de busca.

No momento da abordagem, ele resistiu e houve troca de tiros, sendo baleado durante o confronto. Após ser atingido, foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE) sob escolta policial. Durante a ação, foram apreendidos uma arma, munições e uma quantidade de drogas.

As equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Federal permanecem no bairro, realizando incursões e abordagens para desmantelar a facção.