[ad_1]

Não é segredo para ninguém, que o nosso país possui problemas incontáveis. A desigualdade social no nosso país, assim como a violência e a educação, são historicamente problemas bastante marcantes da nossa sociedade. Entretanto, podemos afirmar igualmente que existem inúmero iniciativas por parte do governo federal brasileiro que tentam amenizar os quesitos ruínas referentes a essas áreas. Os programas sociais do Governo, funcionam das mais diversas maneiras e tem como objetivo principal, ajudar o povo brasileiro do jeito que for possível.

Um desses programas, e talvez o mais popular, é claro o Programa Bolsa Família. E para quem é beneficiário do Bolsa Família, é importante ficar de olho nos noticiários pois esse será um ano de muitas transformações para o programa.

Os beneficiários devem ficar atentos! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Veja mais sobre o Bolsa Família

Para quem ainda não conhece muito bem, o Bolsa Família é oficialmente o programa de transferência de renda do governo federal. O Programa Bolsa Família teve sua idealização no ano de 2003 durante o primeiro mandato presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O programa fazia parte de um vasto conjunto de medidas que o governo havia iniciado naquela época para iniciar um combate contra a pobreza e a extrema pobreza em nosso país.

Por ser um programa de transferência de renda, o Bolsa Família funciona de modo que o governo federal do Brasil invista parte dos valores presentes nos cofres da União no auxílio. Sendo assim, famílias brasileiras que se encontram em vulnerabilidade, recebem mensalmente um auxílio financeiro. Por meio do Bolsa Família, o governo estima que por volta de 3 milhões de cidadãos brasileiros deixaram uma extrema pobreza.

Como muitos já devem saber, o programa brevemente se chamou Auxílio Brasil durante parte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, com o retorno de Lula ao governo do Brasil, a iniciativa volta a se chamar Bolsa Família. Mas, é importante notar que essa está longe de ser a única alteração do programa este ano.

Veja também: Lista revela se sua família está 100% apta a receber o Bolsa Família em 2023, confira

Confira avisos importantes sobre o Bolsa Família

Para este ano de 2023, as parcelas do Bolsa Família continuam a ser no valor de R$ 600,00. Esse valor, já era pago para os beneficiários do programa desde 2021. Além desses valores, o governo federal deve ainda pagar valores extras para alguns grupos específicos de brasileiros. Confira esse, e mais alguns avisos importantes sobre o Bolsa Família 2023:

Para quem deve receber parcelas extras:

Unidades familiares que possuíam crianças de até 6 anos, verificando pagamentos extras no valor de R$ 150,00 para até 2 crianças da família. Pagamentos desse bônus, se iniciam nesse mês de março.

Suspensão temporária:

Para estes mesmos beneficiários, caso as crianças não estejam frequentando a escola de maneira devida, o benefício deverá ser suspenso por 2 meses até que a situação se normalize.

Benefício cancelado:

Este aviso, deve amedrontar muitas pessoas! Afinal, quem não estiver com os dados no Cadastro Único em dia, deverá ter o benefício suspenso indefinidamente.

Convocação para lares únicos:

Além dos avisos que já mencionamos, lares compostos por apenas uma pessoa também receberam um aviso. Dessa forma, caso os dados não sejam atuais, o beneficiário também irá perder o Bolsa Família.

Veja também: 3 situações que podem AUMENTAR suas parcelas do Bolsa Família

[ad_2]

Uol