O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países com mais feriados nacionais. Já dentro do contexto do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais, o país ocupa o 4º lugar. No total, há 14 feriados e pontos facultativos, sendo o Carnaval o mais “proveitoso” para os brasileiros.
Isso porque ele acaba sendo um feriado prolongado: seu dia oficial é terça-feira, e no dia seguinte ainda existe a Quarta-Feira de Cinzas. Sendo assim, há quase uma semana de descanso, pois na segunda-feira há o ponto facultativo.
Após as folgas de fevereiro, no mês de março não há nenhum feriado nacional. Desse modo, os trabalhadores terão que aguardar até abril para aproveitar um feriado. Confira a seguir em quais datas eles vão cair.
Próximo feriado nacional
O próximo feriado é no dia 7 de abril. Trata-se da Sexta-Feira Santa, também chamada de Paixão de Cristo. Sendo assim, no dia 9 de abril ocorre o feriado da Páscoa, a data mais lucrativa da indústria do chocolate.
A expectativa das instituições de pesquisa de índices era a movimentação de R$ 2,16 bilhões nesse setor ano passado. Contudo, somente nas vendas online de ovos de Páscoa, houve um faturamento de R$ 6,5 bilhões.
Além disso, o mês de abril ainda conta com outro feriado nacional: Tiradentes. Este, por sua vez, acontece no dia 21 e vai cair em uma sexta-feira. Por ser um feriado a nível nacional, os trabalhadores enfim poderão, novamente, ter direito à folga. Esse recesso é obrigatório.
Poucos dias depois, em 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador. A data cai em uma segunda-feira. Ano passado, os feriados, em sua maioria, caíram em finais de semana. Contudo, em 2023 será possível ficar até 33 dias sem trabalhar por causa das datas dos feriados e dos pontos facultativos.