Lançando nesta sexta-feira (09), os novos ônibus com ar condicionado não tem previsão de anteder 100% dos bairros de Salvador.
O anúncio das primeiras linhas a receber os ônibus com ar-condicionado e a apresentação oficial dos veículos foram feitos nesta sexta (09) pelo prefeito ACM Neto, pelo vice Bruno Reis e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, no estacionamento próximo ao novo Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio.
“A partir de hoje as linhas Sussuarana x Barra R1 e Boca da Mata x Pituba vão começar a circular com novos ônibus. Escolhemos as linhas com maior volume de passageiros para receberem os novos veículos”, afirmou o prefeito ACM Neto.
Os coletivos, segundo a prefeitura, irão atender predominantemente áreas periféricas da cidade, a exemplo do Subúrbio e do chamado “miolo” de Salvador.
A liberação dos veículos dependia do aval da isenção do ISS, que foi liberada nesta quarta (7) pela Câmara de Vereadores. O projeto de lei 132/19 versa ainda da exclusão da taxa da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Público de Salvador (Arsal) para as empresas do ramo.
Neste sábado (10), será a vez dos veículos das linhas Cabula 6 – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras).
Até o final do ano, as seguintes linhas entrarão em operação com os novos ônibus com ar-condicionado: Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeiras 11 – Ribeira; Ribeira – Pituba; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; Mirantes de Periperi – Itaigara. Confira ao final deste texto relação com os itinerários.
Todos os atuais ônibus dessas linhas serão substituídos pelos novos veículos climatizados. Até 2022, de acordo com a prefeitura, serão mil novos ônibus com ar-condicionado circulando na cidade, sendo 250 a cada ano, a começar por 2019. Com isso, a idade média da frota cairá para cinco anos. Atualmente, os 2.216 coletivos que circulam na cidade possuem, em média, 6,5 anos de uso.
Além do ar-condicionado, todos os novos veículos possuem número de assento ampliado para deficientes, distribuição orgânica de lixeiras e sistema Euro 5, versão que atende a um conjunto de normas regulamentadoras visando a diminuição da emissão de gases poluentes.