Em pronunciamento, na tarde deste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal após atos terroristas cometidos por extremistas bolsonaristas. A intervenção será válida até o dia 31 de janeiro.
“Espero que, a partir desse decreto, possamos n]ão só cuidar da segurança do Distrito Federal, mas garantir de uma vez por todas que isso não se repetirá mais no Brasil. É preciso que essas pessoas sejam punidas de forma exemplar de maneira que ninguém nunca mais ouse com a bandeira nacional nas costas ou com a camiseta da seleção brasileira façam o que fizeram hoje”, declarou.
Lula declarou que fará uma visita aos prédios destruídos pelos terroristas bolsonaristas e, além disso, prometeu punição aos autores e financiadores dos atos, inclusive a quem do próprio governo tenha se omitido no combate aos ataques.
“Isso nunca tinha acontecido. Nem mesmo no auge da luta armada nos anos 1970 houve alguma tentativa de qualquer grupo em fazer quebra-quebra na praça dos Três Poderes. Voltarei a Brasília e visitarei os três prédios que foram depredados”, completou.
“Vamos descobrir quem financiou isso, quem pagou os ônibus, quem pagava churrasco, esssa gente toda vai pagar. Se houve omissão de alguém do governo federal, também será punido”