Uma suposta tentativa de fraude documental vem sendo investigada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O homem apontado como um dos envolvidos na situação é Maicon Donizete Pires dos Santos, conhecido pelo apelido de Red Nose e considerado um dos líderes de facção mais temidos da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Atualmente Red Nose está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), sendo investigado por tentar simular a própria morte buscando se livrar de processos criminais e de ser punido por seus atos.
A denúncia só foi feita a partir da Operação Dupla Face, deflagrada nesta segunda-feira (14). Policiais civis cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em cidades como Porto Alegre, Alvorada e Arroio dos Ratos, onde foram encontradas provas sobre a tentativa de forjar sua própria morte no hospital.
O documento falsificado trazia um carimbo da Secretaria Municipal de Saúde e a assinatura de uma médica de São Leopoldo, que afirma não ter assinado a declaração. Os materiais foram encontrados com uma auxiliar de enfermagem investigada por aplicar golpes em pacientes e familiares hospitalizados.
A mulher já responde por estelionato e está sob suspeita de vender atestados médicos, requisições e documentos falsos. As investigações buscam entender como a auxiliar de enfermagem conseguiu ter acesso a formulários e carimbos oficiais e se teve articulação direta de Red Nose na falsificação. O suspeito será ouvido nos próximos dias.