O deputado português André Ventura, líder do principal partido de direita em Portugal, o Chega, prometeu “prender” o presidente Lula caso, algum dia, alcance o cargo de primeiro-ministro no país.

Ventura fez a promessa em uma postagem no X (antigo Twitter), ao compartilhar uma foto do atual primeiro-ministro português, Luís Montenegro, cumprimentando Lula na reunião do G20 no Rio de Janeiro.

“Se eu for primeiro-ministro, este momento nunca vai acontecer. E, se tiver de ser, levo as algemas para encaminhar o ladrão para a prisão”, escreveu Ventura.
Ventura é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em março de 2024, antes das eleições em Portugal, Bolsonaro chegou a gravar um vídeo pedindo votos dos portugueses ao deputado. Na época, Ventura afirmou que, caso fosse escolhido primeiro-ministro, proibiria Lula de entrar no país.

O Chega, partido de Ventura, quadruplicou o tamanho com 46 parlamentares eleitos. Entretanto, o vencedor do pleito acabou sendo uma coligação de partidos de centro-direita.