A versão de Juliana Bonde para a música “Periquita” deu o que falar em fevereiro de 2022 e segue na boca do povo. A composição é polêmica porque a cantora menciona a quais homens brasileiros famosos daria sua “periquita” — e entre os nomes está o do padre Fábio de Melo.
Em conversa com Splash, Juliana diz que se arrepende de ter incluído o nome do padre pop na canção. Ela ainda explica como nasceu o trecho: “Vou dar a minha periquita para o Fábio de Melo, que pega periquita escondido”.
Tava faltando um nome para a música e eu pesquisei por ‘homens do Brasil mais seguidos no Instagram’. O padre estava entre eles. Toquei na ferida ali dos padres, né? Que a gente sabe que acontece. Mas eu achei que ele também levou na esportiva, é um padre que sempre faz brincadeira na internet.
“(Hoje) Eu não teria mexido com ele. Me arrependo. Até porque eu sou da igreja também, eu vou muito pra igreja… Minha mãe falou que eu perdi totalmente o escrúpulo, o caráter que ela me ensinou. Depois, eu falei: ‘é brincadeira’. Eu canto essa música em todo show. Não tem como não cantar, mas quando chega nessa parte do Fábio de Melo, eu não consigo cantar. Eu deixo o povo cantar.”
A letra motivou, inclusive, a paróquia de São João Batista, em Pindaí (BA), a repudiar a contratação do Bonde do Forró para festa do padroeiro da cidade, celebrada em 24 de junho.
“De coração, fico muito triste. Infelizmente, fiz errado nessa música. O prefeito da cidade trocou a data e ofereceu um show gospel pra cidade, mas a paróquia também não fez questão. Talvez o problema fosse um pouco com a minha pessoa.”
Eu entendo totalmente os religiosos não quererem, mas fazer o quê? Se Jesus não crucificou Maria Madalena, vem um padre querer crucificar Juliana Bonde? Quem sou eu?
A prefeitura de Pindaí anunciou posteriormente que a apresentação da banda Bonde do Forró está mantida, mas foi remarcada para o dia 22. Gusttavo Lima, Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Boninho e Luan Santana são outros nomes citados.
Sucesso na música
Apesar das polêmicas, Ju Bonde diz que a música foi positiva para a carreira. Diferente do que falam por aí, ela não recebeu qualquer processo dos citados e a letra cômica da canção fez seu nome ser conhecido por mais pessoas.
“Muita gente nem sabia que eu era cantora, apesar de estar no Bonde do Forró há 5 anos. Ficou sabendo ali e começou a me acompanhar como cantora também. Pra onde eu vou, o povo começa a cantar e coloca no som.”
Hoje, faz shows pelo país com o Bonde do Forró e descarta comparações com o MC Pipokinha — funkeira que ganhou fama por letras explícitas. Outras canções do grupo de forró falam de amores e desamores.
“O povo fala que sou a MC Pipoquinha do forró, mas o nosso trabalho é totalmente diferente. As coisas que ela fala são totalmente diferentes das que eu falo. Respeito muito o trabalho dela, admiro algumas coisas, não concordo com outras, mas não tem nada a ver.”
Focada no trabalho, Juliana diz não fazer muitos planos por acreditar já ter chegado mais longe do que imaginava. Ela se prepara para o show de São João com o Bonde do Forró e mantém ativa a produção de conteúdo adulto — o que, diz ela, já lhe rendeu R$ 500 mil em um mês.
“O São João é a data mais esperada, quando a gente consegue faturar um dinheirinho. É uma festa muito lindo. É diferente de todas as festas. O pessoal vai com o espírito mesmo de diversão, de fazer o São João. É maravilhoso, eu amo.”