Inmet emite novo ALERTA de chuvas para CENTENAS de cidades; confira

[ad_1]

Vem saber se a região onde você mora faz parte das que foram listadas pelo Inmet neste alerta de chuvas intensas, que devem ser registradas nos próximos dias no Brasil.

 

O Inmet emite novo alerta de chuvas para centenas de cidades brasileiras. Com isso, diversas regiões podem ser atingidas pelo fenômeno nestes últimos dias do mês de março. Pelo menos 1,1 mil municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte devem registrar chuvas intensas, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o alerta emitido pelo Inmet, sobretudo os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Acre e Rondônia devem ficar ainda mais atentos ao fenômeno.

Inclusive, quem mora em alguma área de risco, já pode ir em busca dos serviços da Defesa Civil do município onde mora para pedir ajuda. Em casos extremos, a população ainda pode solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Inmet emite novo ALERTA de chuvas para CENTENAS de cidades; confira
Fique atento a este novo alerta emitido pelo Inmet. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas em centenas de cidades

O primeiro alerta do Inmet dá conta de chuvas intensas em 176 cidades localizadas no Norte e no Centro-Oeste. A previsão é de que as chuvas sigam nestas regiões o fim da manhã do dia até 23 de março.

É possível que as chuvas desta semana sejam às que ocorreram na semana passada: entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia. Ventos de velocidade entre os 60 e os 100 km/h também devem ser registrados.

É importante lembrar que estas chuvas geralmente registram ocorrência de queda de galhos e também de árvores, falta de energia elétrica, entre outras ocorrências. Portanto, os moradores devem ficar atentos. Entre as regiões que podem registrar o fenômeno, estão as seguintes: Centro-Sul Mato-grossense; Centro Amazonense; Vale do Acre; Pantanais Sul Mato-grossense; Norte Matogrossense.

Completam a lista das seguintes regiões: Leste Rondoniense; Sudeste Mato-grossense; Sudoeste Paraense; Madeira-Guaporé; Sul Amazonense; e Sudoeste Mato-grossense.

Veja também: Novo alerta do INMET: mais de 1,1 MIL cidades podem ser atingidas por chuvas

Órgão já divulgou alerta para os próximos dias

Apesar da previsão para o alerta durar até o fim da manhã do dia 23 de março, o Inmet disse que pode se estender ao longo de todo o dia, também com chuvas intensas, só que em 1.006 municípios do Nordeste e do Centro-Oeste. Os índices de chuva são os mesmos citados anteriormente: registros entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos bastante intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Para estas regiões em específico ainda há risco de descargas elétricas e também de alagamentos, além dos cortes de energia e também da queda de galhos e árvores. O alerta vale para as seguintes localidades: Nordeste Paraense; Nordeste Baiano; Sul Cearense; Central Potiguar; Vale São-Franciscano da Bahia; Sudoeste Paraense; Sudeste Paraense; Norte Goiano; Oeste Maranhense; Marajó; Sudeste Piauiense.

Completam a lista de regiões Sertões Cearenses; Centro Sul Baiano; Sertão Pernambucano e Paraibano; Leste Maranhense; Oeste Potiguar; São Francisco Pernambucano; Jaguaribe; Centro-Norte Piauiense; Sul Maranhense; Ocidental do Tocantins; Norte Cearense; Norte Maranhense; Extremo Oeste Baiano; Noroeste Cearense; Norte Piauiense; Oriental do Tocantins; Centro Maranhense; Sudoeste Piauiense; Centro Sul Cearense; Centro Norte Baiano; e, por fim, a Metropolitana de Belém.

[ad_2]

Com informações Pronatec